Acessibilidade / Reportar erro

Reflexão e identidade profissional do professor de LE: que histórias contam os futuros professores?

Resumos

Este artigo relata os resultados de um estudo realizado com alunas de graduação em Letras, Português - Língua Estrangeira (Inglês, Espanhol, Italiano, Japonês, Francês e Alemão). Objetivou verificar as metáforas, regras da prática e princípios que as alunas identificaram durante um processo de reflexão sobre suas formações profissionais. Foi possível identificar o impacto desses elementos em seus processos individuais de desenvolvimento de identidades como professoras. O resultado foi um conjunto de histórias biográficas escritas (fontes de experiências) nas quais as participantes se baseavam para constituir suas identidades profissionais como professoras de línguas estrangeiras. Nesses processos, elas puderam construir ligações significativas entre os aspectos teóricos evidenciados nas leituras que realizaram durante o período da pesquisa e os vários eventos marcantes de suas narrativas orais acerca da carreira profissional. A associação dos vários aspectos de suas histórias pessoais às questões teóricas que foram discutidas durante a pesquisa revela processos de construções de identidades profissionais como professoras de línguas estrangeiras.


This paper reports on a study conducted with female pre-service teachers along the four years of their undergraduate program with major in Portuguese and a Foreign Language (English, Spanish, Italian, Japanese, French or German). The objective was to examine the metaphors, rules of practice and principles that they brought to their process of reflection upon their professional development. I have also identified the roles of these elements in their individual processes of developing their professional identity as teachers. The results were a set of written biographical stories (sources of experiences) in which the participants base themselves to constitute their professional identities as teachers of foreign languages. Within this process, they were able to construct meaningful connections between the theoretical aspects of readings that were undertaken during the research period and the many marking events of their oral narratives about their professional development. The association of the various aspects of their personal stories with the theoretical issues that were discussed during the research reveals processes of professional identity construction as teachers of foreign languages.


Reflexão e identidade profissional do professor de LE: Que histórias contam os futuros professores?

João A. Telles

UNESP - Universidade Estadual Paulista

RESUMO

Este artigo relata os resultados de um estudo realizado com alunas de graduação em Letras, Português - Língua Estrangeira (Inglês, Espanhol, Italiano, Japonês, Francês e Alemão). Objetivou verificar as metáforas, regras da prática e princípios que as alunas identificaram durante um processo de reflexão sobre suas formações profissionais. Foi possível identificar o impacto desses elementos em seus processos individuais de desenvolvimento de identidades como professoras. O resultado foi um conjunto de histórias biográficas escritas (fontes de experiências) nas quais as participantes se baseavam para constituir suas identidades profissionais como professoras de línguas estrangeiras. Nesses processos, elas puderam construir ligações significativas entre os aspectos teóricos evidenciados nas leituras que realizaram durante o período da pesquisa e os vários eventos marcantes de suas narrativas orais acerca da carreira profissional. A associação dos vários aspectos de suas histórias pessoais às questões teóricas que foram discutidas durante a pesquisa revela processos de construções de identidades profissionais como professoras de línguas estrangeiras.

ABSTRACT

This paper reports on a study conducted with female pre-service teachers along the four years of their undergraduate program with major in Portuguese and a Foreign Language (English, Spanish, Italian, Japanese, French or German). The objective was to examine the metaphors, rules of practice and principles that they brought to their process of reflection upon their professional development. I have also identified the roles of these elements in their individual processes of developing their professional identity as teachers. The results were a set of written biographical stories (sources of experiences) in which the participants base themselves to constitute their professional identities as teachers of foreign languages. Within this process, they were able to construct meaningful connections between the theoretical aspects of readings that were undertaken during the research period and the many marking events of their oral narratives about their professional development. The association of the various aspects of their personal stories with the theoretical issues that were discussed during the research reveals processes of professional identity construction as teachers of foreign languages.

Texto completo do artigo disponível apenas em PDF.

Article full text available only in PDF format.

  • CATANI, D. B. A didática como iniciação: Uma alternativa no processo de formação de professores. In: CASTRO, A.D.; CARVALHO, A.M.P. Ensinar a ensinar: Didática para a escola fundamental e média. São Paulo: Pioneira, Thomson Learning, 2001.
  • CLANDININ, D.J.; CONNELLY, F.M. Teachers' Professional Knowledge Landscapes. New York: Teachers' College Press, 1995.
  • CLANDININ, D.J.; CONNELLY, F.M. Narrative Inquiry New York: Teachers College Press, 2000.
  • CONNELLY, F.M.; CLANDININ, D.J. Teachers as Curriculum Planners: Narratives of experience. New York: Teachers College Press, 1988.
  • CONNELLY, F.M.; CLANDININ, D.J. Stories of experience and narrative inquiry. Educational Researcher, v.19, n.5, p. 2-14, 1990.
  • CONNELLY, F.M.; CLANDININ, D.J. Shaping a Professional Identity: Stories of educational practice. New York: Teachers College Press, 1999.
  • DENZIN, N.K.; LINCOLN, Y.S. (Ed.). The Landscape of Qualitative Research: Theories and issues. Thousand Oaks, Ca.: Sage Publications, 1998.
  • ELBAZ, F. Teacher Thinking: A study of practical knowledge. London: Croom Helm, 1983.
  • GADAMER, H. Truth and Method. New York: Crossroad Publishing Company, 1986.
  • GLESNE, C.; Peshkin, A. Becoming Qualitative Researchers New York: Longman, 1992.
  • GUATTARI, F.; ROLNIK, S. Cartografias do desejo. Petrópolis: Vozes, 1996.
  • LAKOFF, G.; JOHNSON, M. Metaphors We Live By. Chicago: University of Chicago Press, 1980.
  • MUNBY, H. (1986) Metaphors in the thinking of teachers: An exploratory study. Journal of Curriculum Studies, 18(2), 197-209.
  • PIMENTA, S.G.; GUEDIN, E. Professor reflexivo no Brasil: Gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Editora Cortez, 2002.
  • RANCIÈRE, J. O desentendimento São Paulo: Editora 42, 1996.
  • RICOEUR, P. Time and narrative. Chicago: University of Chicago Press, 1984. V. 1.
  • SCHÖN, D. The Reflective Practitioner Basic Books, Inc. 1983.
  • SCHWANDT, T. A. Constructivist, interpretivist, approaches to human inquiry. In: DENZIN, N.K.; LINCOLN, Y.S. (Ed.). The Landscape of Qualitative Research: Theories and issues. Thousand Oaks, Ca: Sage Publications. 1998. p. 221-259.
  • TELLES, J. A. O professor de línguas estrangeiras e seu conhecimento pessoal da prática: princípios e metáforas. Linguagem e Ensino, v.2, n.2, p. 29-60, 1999.
  • TELLES, J. A. Biographical connections: Experiences as sources of legitimate knowledge. QSE- International Journal of Qualitative Studies in Education, 13, n. 3, p. 251-262, 2000.
  • TELLES, J.A. A trajetória narrativa. In: Gimenez, T. (Org.). Trajetórias na Formação do Professor de Línguas. Londrina: Editora da Universidade Estadual de Londrina, 2002a.
  • TELLES, J.A. É pesquisa, é? Ah, não quero não, bem! Sobre pesquisa acadêmica e sua relação com a prática do professor de línguas. Linguagem & Ensino, v. 5, n. 2, p. 91-116, 2002b.
  • Van MANEN, M. Researching Lived Experience. London, Ontario: The Althouse Press, 1990.
  • Van MANEN, M. The Tact of Teaching: The meaning of pedagogical thoughtfulness. London, Ontario: The Althouse Press, 1991.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    23 Maio 2013
  • Data do Fascículo
    2004
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Letras, Av. Antônio Carlos, 6627 4º. Andar/4036, 31270-901 Belo Horizonte/ MG/ Brasil, Tel.: (55 31) 3409-6044, Fax: (55 31) 3409-5120 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: rblasecretaria@gmail.com