Acessibilidade / Reportar erro

Entropia sociointerativa e interação na sala de aula de formação de professores de línguas

Este trabalho tem como ideias centrais o pressuposto de que a interação é essencial para a construção do conhecimento e a afirmação de que grupos de indivíduos em contextos de aprendizagem podem ser vistos como sistemas adaptativos complexos (SAC). Alguns pontos de vista diferentes, mas congruentes sobre a sala de aula como um SAC são apresentados, e o fenômeno que está constantemente em ação e afetando todo e qualquer SAC - a entropia - é trazido à discussão. Um tipo específico de entropia para grupos sociais, definido como entropia socio-interativa, também é apresentado com o objetivo de promover a reflexão sobre como tal fenômeno afeta o comportamento de uma sala de aula, sob a perspectiva complexa, e influencia tal SAC social, quando propicia ou restringe condições para que a interação ocorra e, consequentemente, para que a aprendizagem emerja.

sistemas adaptativos complexos; interação; formação de professores de línguas; entropia sociointerativa; sala de aula de aprendizagem de línguas


Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Letras, Av. Antônio Carlos, 6627 4º. Andar/4036, 31270-901 Belo Horizonte/ MG/ Brasil, Tel.: (55 31) 3409-6044, Fax: (55 31) 3409-5120 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: rblasecretaria@gmail.com