Acessibilidade / Reportar erro

Discurso de posse: uma análise das avaliações positivas

Inaugural speech: an analysis of positive evaluations

Esta pesquisa tem como objetivo analisar o discurso de posse do atual Secretário da Educação de São Paulo, tendo como base teórica a Linguística Sistêmico-Funcional, (HALLIDAY; MATHIESSEN, 2004; e sua extensão), bem como o Sistema de Avaliatividade (MARTINS; ROSE, 2005), a fim de verificar a construção discursiva que se realiza por meio da categoria Atitude, mais especificamente dos recursos pertencentes aos campos semânticos do Afeto, do Julgamento e da Apreciação, bem como suas subcategorias. O objetivo central é, desse modo, identificar a atitude presente no posicionamento discursivo do produtor do texto em relação aos seus interlocutores, tendo em vista as avaliações positivas e as propostas apresentadas para o futuro.

Linguística Sistêmico-Funcional; Avaliatividade; Atitude; Discurso de Posse


Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Letras, Av. Antônio Carlos, 6627 4º. Andar/4036, 31270-901 Belo Horizonte/ MG/ Brasil, Tel.: (55 31) 3409-6044, Fax: (55 31) 3409-5120 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: rblasecretaria@gmail.com