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A língua portuguesa entre as línguas de Timor-Leste: um estudo de caso numa escola secundária timorense

Portuguese Language among East Timor Languages: A Case Study in a Timorese Secondary School

La lengua portuguesa entre los idiomas de Timor Oriental: un estudio de caso en una escuela secundaria timorense

RESUMO

O cenário linguístico timorense é complexo: uma sociedade multilingue e de tradição oral, duas línguas oficiais, um grande número de línguas autóctones ágrafas, um sistema de ensino pobre, fraca formação dos professores, indecisões e contradições na política educativa ao longo do tempo. Na escola, a língua portuguesa, oficialmente uma das línguas do ensino, não é dominada por todos, competindo frequentemente com o tétum, o indonésio e línguas locais. Fora das salas de aula, quase desaparece. O presente estudo de caso apresenta os resultados de um inquérito ao domínio de línguas, às perceções e aos hábitos culturais de alunos de uma escola pública timorense, em Díli. Analisa os resultados numa perspetiva dominantemente qualitativa e discute-os, considerando inflexões das práticas culturais no ensino formal. Confirma o cenário multilingue timorense, mas permite questionar uma correlação linear entre área geográfica e língua local, pelo menos para o contexto da capital.

PALAVRAS-CHAVE:
língua portuguesa; língua segunda; Timor-Leste; diversidade linguística

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