Acessibilidade / Reportar erro

Construção de objetos de conhecimento para aulas de língua portuguesa na abordagem do letramento científico

Construction of knowledge objects for Portuguese language classes in the scientific literacy approach

RESUMO

Investigamos uma experiência de formação de professores de língua portuguesa, orientada pela abordagem do letramento científico, num mestrado profissional ofertado pelo governo brasileiro como programa de instrução de professores vinculados a escolas públicas. Os documentos investigados foram textos produzidos pelos próprios professores em formação na experiência focalizada, além de um documento oficial proposto para determinar, principalmente, disciplinas, conteúdos e habilidades a serem obrigatoriamente trabalhados nas escolas básicas brasileiras. No final deste artigo, apresentamos uma proposta de atividade pedagógica como resultado do alinhamento de conhecimentos produzidos na experiência investigada de formação de professores.

PALAVRAS-CHAVE:
gramática; leitura; letramento científico; interdisciplinaridade; Linguística Aplicada

Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Letras, Av. Antônio Carlos, 6627 4º. Andar/4036, 31270-901 Belo Horizonte/ MG/ Brasil, Tel.: (55 31) 3409-6044, Fax: (55 31) 3409-5120 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: rblasecretaria@gmail.com