Acessibilidade / Reportar erro

Conscientização cultural: repercussões na motivação de alunos da escola pública

Cultural awareness and its effects on public school students' motivation

A discussão sobre aspectos culturais nas aulas de língua estrangeira tem sido um assunto bastante debatido na área de ensino/aprendizagem de línguas. O ensino de cultura é visto como imprescindível por duas razões: 1) possibilita que os alunos desenvolvam a competência comunicativa em língua estrangeira de forma efetiva, a partir do contato com padrões sociolingüístico-culturais da língua-alvo e 2) permite conscientizá-los a respeito da diversidade cultural no mundo, fazendo com que desenvolvam maior tolerância e atitudes positivas em relação a outras culturas, o que pode proporcionar um aumento da motivação. Neste artigo, focalizamos a relação entre o ensino de cultura e a motivação para aprender inglês, discutindo de que maneira certos conteúdos e tipos de atividades culturais e a forma como esses são trabalhados pelo professor podem afetar a motivação dos alunos em relação à língua inglesa. Os resultados apresentados fazem parte de um projeto de doutorado,¹ desenvolvido em contexto de escola pública em 2004, o qual contou com a participação de alunos de uma sala de segundo ano do ensino médio.

inglês; motivação; cultura


Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Letras, Av. Antônio Carlos, 6627 4º. Andar/4036, 31270-901 Belo Horizonte/ MG/ Brasil, Tel.: (55 31) 3409-6044, Fax: (55 31) 3409-5120 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: rblasecretaria@gmail.com