Acessibilidade / Reportar erro

O ensino das partículas modais alemãs: estratégias didáticas em ALE

The teaching of German modal particles: didactic strategies in GFL

RESUMO

A investigação das partículas modais alemãs (doravante PMs) vem ganhando cada vez mais atenção no ensino de alemão como língua estrangeira (ALE). As dificuldades de aquisição das PMs podem ser superadas com a aplicação de estratégias didáticas, como: a análise contextual, a qual são diretamente dependentes; o conhecimento da função nuclear de cada PM; a distinção de seus homônimos; intenções e expectativas dos interlocutores; a análise contrastiva dos equivalentes funcionais em português. Assim, as PMs devem ser analisadas considerando seus aspectos gramaticais e pragmáticos. Oferecemos neste trabalho soluções didáticas e sugestões de materiais (filmes e quadrinhos) para a mediação das PMs em ALE para brasileiros, incentivando o desenvolvimento de habilidades comunicativas.

PALAVRAS-CHAVE:
partículas modais alemãs; ensino de língua alemã; estratégias didáticas

Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Letras, Av. Antônio Carlos, 6627 4º. Andar/4036, 31270-901 Belo Horizonte/ MG/ Brasil, Tel.: (55 31) 3409-6044, Fax: (55 31) 3409-5120 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: rblasecretaria@gmail.com