Acessibilidade / Reportar erro

Preferência dos estudantes na aprendizagem de línguas em três atividades do Moodle

Students’ language learning preferences on three Moodle activities

Resumo:

Neste trabalho, analisamos três atividades oferecidas pelo Moodle (questão dissertativa, fórum e quiz) usando-o como Ambiente Virtual de Aprendizagem, com o objetivo de verificar a preferida dos estudantes e a razão de sua preferência. Os sujeitos da pesquisa foram dezenove estudantes universitários da área da saúde em uma disciplina de inglês instrumental. Os instrumentos foram as próprias atividades e um questionário final. Os resultados mostraram que 60% dos estudantes preferiram o quiz, contra 20% que preferiram a questão dissertativa e 20%, o fórum. As razões dessas preferências são discutidas, considerando aspectos como o nível de conhecimento dos estudantes e questões de estilo de aprendizagem. As implicações teóricas são também apresentadas com ênfase no conceito de desempenho assistido, de base vygotskyana.

Palavras-chave:
preferências dos estudantes; estilos de aprendizagem; aprendizagem de línguas

Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Letras, Av. Antônio Carlos, 6627 4º. Andar/4036, 31270-901 Belo Horizonte/ MG/ Brasil, Tel.: (55 31) 3409-6044, Fax: (55 31) 3409-5120 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: rblasecretaria@gmail.com