Acessibilidade / Reportar erro

Interações imagem-texto: uma análise de composições multimodais instrucionais

Image-text interaction: an analysis on multimodal instructional compositions

Resumo:

Neste estudo, analisamos composições multimodais instrucionais em um contexto específico de ensino a distância com o objetivo de lançar luzes sobre como os processos de interação entre os modos de expressão visual e escrito se delineiam no contexto escolhido. Para isso, escolhemos a perspectiva das relações de status e lógico-semânticas desenvolvidas por Martinec e Salway e levamos em consideração também as interações semióticas delineadas por Roland Barthes. Foi escolhida como objeto de análise uma disciplina de um curso de Licenciatura em Letras - modalidade a distância. A disciplina tem como objetivo principal o desenvolvimento das habilidades orais (audição e fala) e o desenvolvimento de aspectos da escrita ligados ao conteúdo estudado. Os resultados preliminares mostraram que a teoria de análise dessas interações proposta por esses autores tem muito a oferecer a nós, professores, na tarefa de ajudar os alunos no esclarecimento de como as interações entre os modos semióticos se constituem. Percebemos também que o potencial de contribuição para o aprendizado que pode ser oferecido por cada modo precisa ser mais bem compreendido para que possamos facilitar o processo de letramento de nossos aprendizes em composições multimodais.

Palavras-chave:
Interação imagem-texto; Relações lógico-semânticas

Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Letras, Av. Antônio Carlos, 6627 4º. Andar/4036, 31270-901 Belo Horizonte/ MG/ Brasil, Tel.: (55 31) 3409-6044, Fax: (55 31) 3409-5120 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: rblasecretaria@gmail.com