Acessibilidade / Reportar erro

Multimodalidade e Letramento Visual na sala de aula de Língua Espanhola: análise de uma atividade de produção escrita

Multimodality and Visual Literacy in the Spanish Language classroom: analysis of a written production activity

Resumo:

Este trabalho tem, por objetivo, analisar a multimodalidade e o letramento visual de alunos do curso de Espanhol do Núcleo de Línguas da Universidade Estadual do Ceará (UECE), ao ressignificarem um texto multimodal selecionado para a compreensão em produções escritas. O corpus coletado consiste de 18 (dezoito) textos escritos por alunos de língua espanhola e foi analisado à luz dos pressupostos teóricos da multimodalidade e do letramento visual de Kress e van Leeuwen (1996, 2006), no que diz respeito às metafunções e à análise da imagem, segundo a Gramática do Design Visual. Nesse sentido, almejamos mostrar como a produção dos textos pode revelar indícios de letramento visual dos alunos no contexto de ensino e aprendizagem nas aulas de Língua Espanhola.

Palavras-chave:
Multimodalidade; Letramento Visual; Texto Multimodal; Língua Espanhola

Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Letras, Av. Antônio Carlos, 6627 4º. Andar/4036, 31270-901 Belo Horizonte/ MG/ Brasil, Tel.: (55 31) 3409-6044, Fax: (55 31) 3409-5120 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: rblasecretaria@gmail.com