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Escrita no ensino superior: Rumo a uma proposta de produção escrita para o ensino disciplinar 1 * El trabajo de la primera autora se enmarca en el proyecto Fondecyt de Postdoctorado 3220125 financiado por la Agencia Nacional de Investigación y Desarrollo.

Resumo

O desenvolvimento das competências de comunicação escrita é um tema relevante no ensino superior, uma vez que é necessário articular o desenvolvimento da escrita em consonância com a aprendizagem disciplinar. Com base nisso, o objetivo desta pesquisa é propor um modelo de redação que possa ser utilizado em diversos contextos acadêmicos especializados. A elaboração desta proposta está baseada em fundamentos teóricos e práticos que indicam a necessidade de se inserir em um gênero acadêmico disciplinar; na produção escrita entendida como um processo, uma vez que possui diferentes etapas que funcionam recursivamente; na função de correção do professor ou monitor de para fornecer andaimes; na autocorreção para favorecer a autonomia do escritor e na socialização da escrita. Por fim, a contribuição deste trabalho é a concepção de uma proposta didática de escrita acadêmica situada, articulada e integrativa, que permita ter diretrizes para o ensino de gêneros discursivos escritos no ensino superior.

Palavras-chave:
proposta didática; escrita acadêmica; gêneros especializados; ensino superior

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