Acessibilidade / Reportar erro

Relato de experiência de um projeto de ensino dos gêneros documentário e entrevista: o quadro europeu comum de referência para as línguas como ferramenta1 1 O artigo é resultante da pesquisa de mestrado sob a orientação do Prof. Dr. José Carlos Chagas da Cunha (UFPA) - Doutor em Ciências da Linguagem pela Universidade de Toulouse-Le Mirail (França), professor da Universidade Federal do Pará (Campus de Belém) e bolsista de produtividade 2 do CNPq.

Experience report on a teaching project regarding the documentary and interview genres: using the common European framework of references for languages as a tool

Resumo:

Neste texto, apresenta-se uma experiência docente realizada com uma turma de 7º ano de uma escola pública de Castanhal - PA, na qual o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR) serviu de referencial para o ensino da produção de textos em língua materna (LM). A partir da análise do QECR e do conhecimento que se tinha do público alvo, elaborou-se um projeto de ensino dos gêneros documentário e entrevista e tomou-se como objeto de estudo as aulas de LM ministradas no âmbito desse projeto, o material didático nelas utilizado e as produções da turma em questão.

Palavras-chave:
ensino-aprendizagem da língua materna; QECR; gêneros documentário e entrevista

Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Letras, Av. Antônio Carlos, 6627 4º. Andar/4036, 31270-901 Belo Horizonte/ MG/ Brasil, Tel.: (55 31) 3409-6044, Fax: (55 31) 3409-5120 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: rblasecretaria@gmail.com