Acessibilidade / Reportar erro

Diferenças na concordância verbal na narrativa de crianças de níveis socioculturais distintos

Differences in verbal agreement in written narrative by children from different socio-cultural levels

O principal objetivo deste artigo é verificar se há diferenças significativas entre concordância e não concordância no uso do sistema verbal na narrativa escrita de crianças que vivem em ambientes socioculturais distintos. Foram pesquisados dois grupos com 52 alunos, em duas instituições de ensino, uma privada e outra pública. Foram analisadas 1.190 sentenças, 595 de cada grupo, retiradas das narrativas escritas pelos alunos. A partir dos resultados obtidos na análise quantitativa e qualitativa, verificamos que existem diferenças significativas determinadas pelo aspecto socioeconômico cultural, mas que, na escrita dos alunos, a variação da concordância verbal não é muito diferente entre os dois grupos.

narrativa; níveis socioculturais; produção escrita; variedades sociolinguísticas


Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Letras, Av. Antônio Carlos, 6627 4º. Andar/4036, 31270-901 Belo Horizonte/ MG/ Brasil, Tel.: (55 31) 3409-6044, Fax: (55 31) 3409-5120 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: rblasecretaria@gmail.com