Acessibilidade / Reportar erro

Emoções e pesquisa narrativa: transformando experiências de aprendizagem

Este artigo explora a influência de uma pesquisa narrativa nas experiências de aprendizagem de estudantes de Letras/Inglês. Ao refletir sobre suas histórias de aprendizagem, eles deram voz e sentido às suas experiências, sentindo-se valorizados. Suas histórias de aprendizagem expõem a relevância das emoções no desenvolvimento de habilidades orais, na reflexão e na responsabilidade por sua trajetória profissional. Três participantes transformaram suas experiências de aprendizagem de inglês ao refletir sobre as emoções que limitam seu desempenho oral e ao projetar imagens que representassem o desejo de se tornarem falantes fluentes. Porém, transformar os desejos em ações pode envolver investimentos que extrapolam a tomada de consciência na reflexão pela pesquisa.

pesquisa narrativa; emoções; experiências de aprendizagem; inglês


Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Letras, Av. Antônio Carlos, 6627 4º. Andar/4036, 31270-901 Belo Horizonte/ MG/ Brasil, Tel.: (55 31) 3409-6044, Fax: (55 31) 3409-5120 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: rblasecretaria@gmail.com