Acessibilidade / Reportar erro

Linguística de corpus e aprendizagem de segunda língua/língua estrangeira: explorando caminhos múltiplos

O objetivo deste artigo é duplo: primeiramente, avaliar de forma sucinta a influência que a pesquisa da linguística de corpus tem tido sobre a área de aprendizagem de segunda língua/língua estrangeira; e, em segundo lugar, sugerir direções futuras para uma integração mais coerente e bem refletida sobre a integração de corpora aos ambientes de ensino. Na seção 1, a influência da pesquisa de corpora de língua nativa e corpora de aprendizes na aprendizagem de segunda língua/língua estrangeira será avaliada e algumas razões para a não-adoção dessas metodologias nos ambientes de ensino serão apontadas. Na seção 2, argumentarei que diferentes caminhos deverão ser adotados para que haja uma melhor integração entre corpora e ambientes de ensino. O fato de vários - e às vezes, até mesmo - caminhos opostos, serem propostos, pode parecer conflitante à primeira vista. Mas, será mostrado que, a opção por perspectivas múltiplas é o único caminho para que se estabeleçam bases saudáveis para a interação entre as culturas das áreas de estudos de corpora e aprendizagem e ensino de línguas.

linguística de corpus; corpora de segunda língua; aplicações; ensino/aprendizagem de segunda língua/língua estrangeira


Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Letras, Av. Antônio Carlos, 6627 4º. Andar/4036, 31270-901 Belo Horizonte/ MG/ Brasil, Tel.: (55 31) 3409-6044, Fax: (55 31) 3409-5120 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: rblasecretaria@gmail.com