Acessibilidade / Reportar erro

Algumas observações pragmáticas na construção de sentidos na produção escrita: um estudo de caso bilíngüe

Este estudo investiga, sob uma perspectiva pragmática (cf. Thomas,1983 e Mey,mimeo, 1985 e 1993), a construção de sentidos na produção escrita por um falante bilíngüe (cf. Skutnabb-Kangas, 1981 e Romaine, 1995) , cujas línguas focalizadas são o português e o espanhol. A língua materna do sujeito é o português, mas esteve em contexto em que a língua oficial é o espanhol. Os dados são dois textos escritos produzidos em situações diferentes. Os resultados sugerem que as produções escritas do sujeito refletem as práticas sociais de que participa e representam o lugar em que seu conhecimento pragmático interage com a língua alvo. Uma contribuição deste estudo diz respeito à reflexão a respeito do papel do professor como interlocutor institucionalmente determinado que parece estar em conflito com o sujeito/escritor bilíngüe.


Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Letras, Av. Antônio Carlos, 6627 4º. Andar/4036, 31270-901 Belo Horizonte/ MG/ Brasil, Tel.: (55 31) 3409-6044, Fax: (55 31) 3409-5120 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: rblasecretaria@gmail.com