Acessibilidade / Reportar erro

Feedback to grammar mistakes in EFL classes: a case study

Este artigo reporta a análise da correção de erros gramaticais de duas turmas de inglês como língua estrangeira (LE) e como os alunos avaliam esse tipo de correção. Os dados são provenientes de transcrições de dez aulas de dois grupos de alunos de nível pré-intermediário, totalizando 7,5 horas de observação em cada grupo. A mesma professora lecionava para os dois grupos analisados e através de um questionário respondido pelos alunos foi possível observar as suas crenças com relação aos procedimentos de correção. A análise foi feita sob uma perspectiva sócio-cultural e revela que (1) correção explícita de erros é o tipo de estratégia de correção mais freqüentemente utilizada, e (2) os alunos gostam de ser corrigidos e consideram a correção importantíssima para o desenvolvimento de suas habilidades lingüísticas.


Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Letras, Av. Antônio Carlos, 6627 4º. Andar/4036, 31270-901 Belo Horizonte/ MG/ Brasil, Tel.: (55 31) 3409-6044, Fax: (55 31) 3409-5120 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: rblasecretaria@gmail.com