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Uma leitura crítica do processo didático-pedagógico encaminhado durante a pandemia da Covid-19 na rede pública estadual de ensino em Santa Catarina1 1 O presente artigo é produto do desenvolvimento do projeto de pesquisa “Os desafios da educação em linguagem no cenário instaurado pela pandemia da Covid-19”, vinculado à Universidade Federal da Fronteira Sul, e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) em junho de 2020.

A critical reading of the didactic-pedagogical process carried out during the Covid-19 pandemic in the state public school system in Santa Catarina

RESUMO

Este artigo tem como foco o processo de implementação de atividades não presenciais na rede estadual de ensino de Santa Catarina, com uma análise das orientações didático-pedagógicas encaminhadas pela Secretaria de Educação do estado (SED) aos docentes durante a pandemia da Covid-19, no ano de 2020. Para o estudo dessa problemática, com base no método dialético, organizamos os objetos culturais em análise no que nomeamos de Eventos Integrados. O estudo, fundamentado em discussões sobre educação humana integral em uma perspectiva histórico-cultural, tomando como base os estudos vigotskianos e bakhtinianos, revela uma dinâmica pautada no esvaziamento dos sentidos da educação, em se tratando do papel do professor e das relações de ensino e de aprendizagem, conflituando com um projeto de educação e de sociedade crítico e democrático.

PALAVRAS-CHAVE:
educação; linguagem; atividades não presenciais; TICs; Covid-19

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