Acessibilidade / Reportar erro

Letramento multimodal e construção conjunta de conhecimento na fala-em-interação1 1 Este artigo resulta de trabalho final elaborado para a disciplina de Seminário de Aquisição da Linguagem: uso da linguagem por crianças e adolescentes - interação, letramento e variação linguística, ministrada pela Profa. Dra. Luciene Juliano Simões, no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), no segundo semestre de 2011.

Multimodal Literacy and Joint Construction of Knowledge in Talk-in-Interaction

RESUMO

Este trabalho tem por objetivo caracterizar um evento de letramento multimodal e demonstrar

como, em tal evento, é possível flagrar o trabalho social e interacional de construção conjunta de conhecimento. Um segmento de fala-em-interação em que há engajamento dos participantes em uma atividade de leitura de um gráfico foi identificado e transcrito. A análise sequencial, focalizando os esforços dos participantes para darem conta da atividade de leitura, revelou que o segmento interacional constitui: a) um evento de letramento multimodal, em que os participantes negociam um procedimento de leitura de uma imagem (um gráfico), em um espaço de escrita que não o papel (a tela de um computador); e b) uma instância de construção conjunta de conhecimento na medida em que os participantes constroem conjuntamente um procedimento de leitura satisfatório para seus propósitos situados, que lhes possibilita obter com alguma precisão a informação em busca da qual estavam.

PALAVRAS-CHAVE:
letramento; letramento multimodal; evento de letramento; construção conjunta de conhecimento; interação face a face

Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Letras, Av. Antônio Carlos, 6627 4º. Andar/4036, 31270-901 Belo Horizonte/ MG/ Brasil, Tel.: (55 31) 3409-6044, Fax: (55 31) 3409-5120 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: rblasecretaria@gmail.com