Acessibilidade / Reportar erro

Gêneros em práticas escolares de linguagens: currículo e formação do professor

Genres in language practices at school: curriculum and teacher education

Resumo:

O trabalho didático de recontextualização dos gêneros textuais para aulas de Língua Portuguesa, realizado por professores em formação inicial, em disciplinas de estágio supervisionado obrigatório da Licenciatura em Letras, é tomado como objeto de investigação. Focalizamos algumas tentativas de inovação de práticas de escrita propostas para alunos do Ensino Fundamental. Esta pesquisa está situada nos estudos indisciplinares da Linguística Aplicada e configura-se como um estudo de caso. Considerando a expressiva escolarização dos gêneros na escola, apresentamos uma unidade didática como instrumento orientador do planejamento pedagógico, o que foi realizado a partir de uma proposta sistêmico-funcional do circuito curricular baseado em gênero.

Palavras-chave:
letramento;planejamento pedagógico; material didático

Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Letras, Av. Antônio Carlos, 6627 4º. Andar/4036, 31270-901 Belo Horizonte/ MG/ Brasil, Tel.: (55 31) 3409-6044, Fax: (55 31) 3409-5120 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: rblasecretaria@gmail.com