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O livro enquanto artefato da cultura material escolar e elemento de profissionalização da docência

The book as an artifact of the culture of school supplies and as an element of professionalization of teaching

El libro como artefacto de la cultura material escolar y elemento de la profesionalización de la docência

Resumo:

Analisar o livro A lei biogenetica e a escola activa de 1929 enquanto artefato da cultura material escolar e como elemento de profissionalização docente é o objetivo deste estudo. Para tanto, são tratados desde os processos que antecedem a sua existência no cenário educacional brasileiro até a sua presença na coleção da Biblioteca de Educação da Companhia Melhoramentos/SP. Em uma reflexão histórica sobre a relevância do livro na organização da educação nacional, são investigadas as tratativas para a tradução e publicação em língua portuguesa, a partir das cartas trocadas entre o autor, o suíço Adolphe Ferrière e o educador Lourenço Filho, partir da observação da complexidade de um produto cultural que ultrapassou fronteiras territoriais e barreiras linguísticas, possibilitando a circulação de saberes.

Palavras-chave:
Educação Nova; Adolphe Ferrière; Lourenço Filho; História da Educação

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