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Mendonça Furtado e o projeto educativo no Norte da América portuguesa na era da ilustração

Mendonça Furtado and the formation of vassalage to the North of Portuguese America in the era of illustration

Mendonça Furtado y la formación del vasallaje al Norte de América portuguesa en la era de la ilustración

Resumo:

O artigo trata da concepção de educação presente nas cartas do governador do Estado do Grão-Pará e Maranhão Francisco Xavier de Mendonça Furtado (1751-1759). Essas cartas foram rastreadas e cotejadas de modo a identificar a materialização da concepção de educação do governador. Constatou-se que, a despeito da pouca visibilidade dada a esta personagem, Mendonça Furtado estava alinhado ao novo projeto educativo para a colônia portuguesa, não se deixando conduzir pelas estruturas sociais, econômicas, políticas e culturais que encontrou quando da sua chegada. Sua determinação e obstinação em levar a cabo o projeto estatal português de formação e educação de grupos humanos na Amazônia provocaram uma experiência trágica materializada em confrontos, fugas e rebeliões.

Palavras-chave:
Estado do Grão-Pará e Maranhão; educação; Mendonça Furtado

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