Acessibilidade / Reportar erro

As Aventuras de afeto: mudanças e continuidades nos modelos de relacionamento entre professores e alunos em liceos1 1 Em língua portuguesa refere-se a Centros ou Institutos Estaduais de Ensino Médio. chilenos (c. 1910 - c. 1950)

Resumo: Incorporando alguns antecedentes do século XIX, este texto se concentra em desvendar aspectos específicos das mudanças promovidas por reformas educacionais implementadas no Chile durante o século XX no que se refere ao conhecimento e gerenciamento do entorno emocional-afetivo dos jovens nos liceos (Centros ou Institutos Estaduais de Ensino Médio). Para isso, desde o ponto de vista teórico, são utilizadas as contribuições conceituais de Peter Stearns (1985), com sua noção de emocionologia e William Reddy (2001) e a sua ideia de ‘regimes emocionais’. A pesquisa é baseada em fontes escritas das autoridades ministeriais e dos próprios liceos, bem como dos livros e artigos de especialistas e ensaístas educacionais da época.

Palavras-chave:
afeto; educação chilena; historia das emoções


Sociedade Brasileira de História da Educação Universidade Estadual de Maringá - Av. Colombo, 5790 - Zona 07 - Bloco 40, CEP: 87020-900, Maringá, PR, Brasil, Telefone: (44) 3011-4103 - Maringá - PR - Brazil
E-mail: rbhe.sbhe@gmail.com