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A longa, concreta e imaginária presença dos manuais de história da educação estrangeiros no Brasil (1930-1980

La larga, concreta e imaginaria presencia de libros de texto extranjeros en la historia de la educación en Brasil (1930-1980)

Resumo:

Este trabalho é resultado da pesquisa sobre os manuais estrangeiros História da educação de Paul Monroe e História da educação e da pedagogia de Lorenzo Luzuriaga, publicados pela Companhia Editora Nacional, entre 1930 e 1980, pertencentes à Coleção Atualidades Pedagógicas. A perspectiva metodológica apresenta duas frentes de análise: a primeira é adentrar o universo de produção desses livros, visto que são “objetos concretos” em circulação; e a segunda é investigar as formas de organização do conteúdo, observando os significados enquanto “lugar imaginário” da história da educação (HE). Esta pesquisa conclui que esses manuais contribuíram para a memória da formação docente e para a própria história da HE, por meio de um passado educativo que se tornou a sua grande lição.

Palavras-chave:
formação de professores; coleção de livros; historiografia; materialidade

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