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A noção de educação estética no currículo da escola primária no Paraná - início do século XX: disciplina de cultivo do espírito ou educação da sensibilidade

The notion of aesthetic education in the curriculum of elementary schools in the State of Paraná - early 20th century: spirit growth discipline or sensitivity education

La noción de educación estética en el currículo de las escuelas primariasdel Estado de Paraná - principios del siglo XX: disciplina del crecimiento del espíritu o educación de la sensibilidade

Resumo:

Analisa a mobilização da noção de educação estética no debate educacional relacionado às proposições para a escola primária no Estado do Paraná, ao longo das três primeiras décadas do século XX. A partir da perspectiva da história do currículo, procura captar as propostas e iniciativas que intentavam a escolarização dessa dimensão educativa, interrogando o aparecimento e transformação de formas e retóricas curriculares, relacionando com suas finalidades educativas. Explora um conjunto de fontes que inclui a literatura e a imprensa pedagógica, textos normativos e prescrições curriculares, além de relatórios de professores e estudantes normalistas. Conclui que os sentidos que prevaleceram no currículo em torno dessa noção se ligam à escolarização do canto e da música, em detrimento de outras potencialidades formativas então disponíveis.

Palavras-chave:
história do currículo; educação dos sentidos e das sensibilidades; saberes escolares; ensino de música

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