Acessibilidade / Reportar erro

Metodologia de ensino de língua portuguesa na formação docente: incursão em um corpus de manuais pedagógicos

Portuguese Language Teaching Methodology in teacher training: incursions into a corpus of pedagogical manuals

Metodología del Enseño de la Lengua Portuguesa en la formación docente: incursión en un corpus de manuales pedagógicos

Resumo:

Este estudo propõe qualificar o estatuto da ‘Metodologia de ensino de língua portuguesa’ como componente curricular da formação do professor de língua portuguesa. Para tanto, inicialmente, procede à reconstituição panorâmica do percurso histórico de evolução da formação docente em interface com a emergência das didáticas disciplinares. Em seguida, com base em aportes teóricos dos campos da história e didática das disciplinas escolares e da linguística aplicada, entre outros, descrevee analisa um corpus de três manuais pedagógicos, publicados entre 1949 e 1958, no Brasil, assinalando os modos pelos quais, nesses manuais, busca-se construir a especificidade da ‘Metodologia de ensino de língua portuguesa’ com relação às demais disciplinas de formação docente.

Palavras-chave:
didáticas disciplinares; formação do professor; manuais pedagógicos; metodologia de ensino de língua portuguesa

Sociedade Brasileira de História da Educação Universidade Estadual de Maringá - Av. Colombo, 5790 - Zona 07 - Bloco 40, CEP: 87020-900, Maringá, PR, Brasil, Telefone: (44) 3011-4103 - Maringá - PR - Brazil
E-mail: rbhe.sbhe@gmail.com