Acessibilidade / Reportar erro

Escola noturna ‘O Exemplo’: educação e emancipação dos trabalhadores na imprensa negra do pós-abolição (Porto Alegre, Rio Grande do Sul)

Night school ‘O Exemplo’: education and emancipation of workers in the post-abolition black press (Porto Alegre, Rio Grande do Sul)

Escuela nocturna ‘O Exemplo’: educación y emancipación de los trabajadores en la prensa negra post-abolición (Porto Alegre, Rio Grande do Sul)

Resumo:

O artigo analisa o projeto de escola noturna defendido entre 1902 e 1904 pelo O Exemplo para identificar estratégias de efetivação do projeto político do referido jornal da imprensa negra e articulações entre educação e emancipação na construção de lutas políticas no pós-abolição. Especificamente, aborda as críticas ao projeto republicano em implementação, as conexões entre as agendas negras e operárias, os diálogos afrodiaspóricos e a participação feminina. Utiliza a perspectiva da história social, e O Exemplo é a principal fonte de análise. A escola noturna não se materializou, mas seu projeto e debate registram a agência de trabalhadores negros na construção da educação popular e sua valorização histórica nos projetos de emancipação negra.

Palavras-chave:
educação popular; projetos negros; racismo; Primeira República

Sociedade Brasileira de História da Educação Universidade Estadual de Maringá - Av. Colombo, 5790 - Zona 07 - Bloco 40, CEP: 87020-900, Maringá, PR, Brasil, Telefone: (44) 3011-4103 - Maringá - PR - Brazil
E-mail: rbhe.sbhe@gmail.com