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Os conceitos Escola Nova católica e Escolanovismo Católico na historiografia da educação brasileira (1992-2021)

The concepts new catholic school and catholic scholanovism in the historiography of Brazilian education (1992-2021)

Los conceptos nueva escuela católica y escolanovismo católico en la historiografía de la educación brasileña (1992-2021)

Resumo:

O artigo debate a utilização, pela historiografia educacional brasileira, dos conceitos ‘Escola Nova Católica’ e’ Escolanovismo Católico’, referenciados por um estudo das produções acadêmicas das últimas três décadas. A partir de uma metodologia exploratório-descritiva, foram identificados níveis de emprego dos dois conceitos, desdobrados em expressões conexas. A investigação desenvolveu-se em uma das perspectivas histórico-filológicas que, de certo modo, têm incidido sobre as mais recentes investigações relativas à História Intelectual: a História Conceitual, de origem alemã, na esteira do historiador Reinhart Koselleck (2006). A pesquisa identificou diferentes usos e apropriações das expressões e reafirmou a relevância de novos estudos histórico-conceituais similares.

Palavras-chave:
educação católica; intelectuais da educação; história intelectual; história conceitual

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