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Revista Brasileira de História, Volume: 42, Número: 90, Publicado: 2022
  • O Processo de avaliação por pares e a Ciência Aberta: um nó górdio para os periódicos na área de História? Editorial

    Slemian, Andréa; Couto, Katia Cilene do; Vieira, Martha Victor
  • Algumas considerações sobre a relação eleições, voto e democracia Debate - Quando As Eleições E O Voto Desafiam A Democracia?

    Pinto, Surama Conde Sá

    Resumo em Português:

    RESUMO Os temas eleições e democracia estão na ordem do dia. A proposta deste artigo é contribuir para esse debate, a partir do olhar do historiador, refletindo sobre a seguinte questão: quando as eleições e o voto desafiam a democracia? Ao analisarmos os instrumentos políticos que levam à representação, tendo por objetivo a construção de um entendimento sobre os desafios da democracia brasileira, sustentamos que as eleições e o voto desafiam a democracia quando o grau de adesão do eleitor ao regime democrático sofre flutuações e os valores de uma cultura política democrática não são observáveis, e quando a credibilidade das instituições é baixa e os partidos políticos são frágeis.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The themes of elections and democracy are on the order of the day. The purpose of this article is to contribute to this debate, from the historian’s point of view, reflecting on the following question: when do elections and voting challenge democracy? By analyzing the political instruments that lead to representation, aiming at building an understanding of the challenges of Brazilian democracy, I argue that elections and voting challenge democracy when the degree of voter adherence to the democratic regime fluctuates and the values of a democratic political culture are not observable, and when the credibility of institutions is low and political parties are fragile.
  • Democracia e autocracia hoje Debate - Quando As Eleições E O Voto Desafiam A Democracia?

    Maciel, David

    Resumo em Português:

    RESUMO O recente avanço político e eleitoral da extrema-direita e de sua perspectiva autoritária coloca em risco a democracia liberal justamente após o período de seu maior desenvolvimento e expansão. Para além de um fenômeno meramente conjuntural, em nossa avaliação a crise da democracia liberal é parte de profundas mudanças na própria ordem social do capital, que exacerba o exclusivismo de classe do Estado burguês e fortalece os elementos autoritários e fascistas contidos em seu interior. A partir do resgate histórico de sua trajetória, procuraremos discutir a evolução, os limites e as contradições da democracia liberal.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The recent political and electoral advance of the extreme right and its authoritarian perspective puts liberal democracy at risk just after the period of its greatest development and expansion. Beyond a merely conjunctural phenomenon, in my evaluation, the crisis of liberal democracy is part of deep changes in the social order of capital itself, which exacerbates the class exclusivism of the bourgeois state and strengthens the authoritarian and fascist elements contained within it. From the historical review of its trajectory, I will seek to discuss the evolution, the limits and the contradictions of liberal democracy.
  • Quando as eleições e o voto nos desafiam? Reflexões a partir da República Romana Tardia Debate - Quando As Eleições E O Voto Desafiam A Democracia?

    Oliveira, Julio Cesar Magalhães de

    Resumo em Português:

    RESUMO O objetivo do autor neste artigo é comparar as críticas antigas e modernas às eleições e ao voto partindo do caso específico da República Romana em seu último século. Após uma breve reflexão sobre as origens do vocabulário moderno a respeito das eleições e do voto, o autor discute as razões das críticas de autores como Cícero e seu irmão Quinto à introdução do voto secreto e os esforços que um candidato a uma eleição romana precisava empreender para se eleger. Conclui observando o quanto essa incursão pela política romana do primeiro século a.C. nos ajuda a refletir sobre as limitações das democracias atuais, mas também a questionar a atitude daqueles e daquelas que parecem se contentar mais em condenar os eleitores por não saberem votar do que em lutar pela superação das limitações de nosso sistema à participação popular.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The objective of this article is to compare ancient and modern criticisms of elections and voting by focusing on the specific case of the Roman Republic in its last century. After a brief reflection on the origins of the modern vocabulary on elections and voting, the author discusses the reasons for the criticisms of ancient authors such as Cicero to the introduction of the secret ballot and the efforts that a candidate for a Roman election needed to make to be elected. He concludes by noting how much this incursion into Roman politics in the first century BC helps us to reflect on the limitations of current democracies, but also to question the attitude of all those who seem to be more content to condemn voters for not knowing how to vote than to strive to overcome the limitations of our system to popular participation.
  • UMA EFEMÉRIDE “BOA PARA PENSAR”? DO CINQUENTENÁRIO AOS CEM ANOS DA SEMANA DE ARTE MODERNA DE 1922 Dossiê - Modernismos

    Hollanda, Bernardo Buarque de; Braga-Pinto, César
  • Para um 1922 alternativo: cultura popular e modernismo vernacular no Rio de Janeiro Dossiê - Modernismos

    Conde, Maite; Shaw, Lisa

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo explora as inovações culturais que ocorrem no Rio de Janeiro em 1922. Uma série de mudanças se dão na então capital ao longo do ano, as quais foram, no entanto, eclipsadas pelo enfoque dominante nas experiências vanguardistas de artistas modernistas em São Paulo. Voltando a 1922 e tomando como foco o Rio, este artigo explora as transformações que alteraram o próprio espaço da cidade e a sua paisagem cultural popular. Ao fazê-lo, procura alargar a paisagem da modernidade cultural do Brasil para abranger desenvolvimentos que ocorrem para além dos estreitos limites do movimento modernista e da cidade de São Paulo. Faz isto analisando as revoluções culturais modernas ocorridas em 1922 em termos dos “modernismos vernáculos” do Rio, segundo a acepção de Miriam Hansen (1999). Explora especificamente as mudanças ocorridas no planejamento urbano, na música popular e na performance ao vivo, no teatro de revista e na literatura popular.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article explores cultural innovations taking place in Rio de Janeiro in 1922. The year evidenced numerous changes in the then capital. These have, though, been eclipsed by the dominant focus on avant-garde experimentations by modernist artists in São Paulo. Returning to 1922 and zooming in on Rio, this article explores transformations that altered the space of the city, and its popular cultural landscape. By doing so, the article seeks to widen the landscape of Brazil’s cultural modernity to encompass developments taking place beyond the confines of the modernist movement and the city of São Paulo. It does this by analysing cultural revolutions taking place in 1922 in terms of Rio’s “vernacular modernisms”, to borrow from Miriam Hansen (1999). Specifically it explores changes in urban planning, in popular music and live performance, in the teatro de revista and in popular literature.
  • Os elos do modernismo: raça, música e política no palco do Theatro Municipal Dossiê - Modernismos

    Townsend, Sarah J.

    Resumo em Português:

    RESUMO O filme AmarElo: É Tudo Pra Ontem entrelaça cenas do concerto realizado pelo rapper Emicida no Theatro Municipal de São Paulo em novembro de 2019 com uma narrativa histórica que transforma o teatro em um “elo” entre o movimento modernista, a música negra e a militância política negra. A exemplo do filme, este artigo aborda o Theatro Municipal como o cenário de lutas em torno da raça, mas focaliza tensões e contradições raciais existentes entre os modernistas que se registraram na música e nos debates relacionados com ela. O artigo se centra em três eventos: a Semana de Arte Moderna, uma “noite cultural” organizada pela Ação Integralista Brasileira em 1935 e uma comemoração da abolição em 1938. A análise procura iluminar diferentes “elos” musicais que conectavam o movimento modernista com fenômenos políticos divergentes e atavam a vanguarda ao passado.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The film AmarElo: É Tudo Pra Ontem interweaves scenes from the concert performed by rapper Emicida at the Theatro Municipal de São Paulo in November 2019 with a historical narrative that turns the theater into a “bond” or “link” between the modernist movement, black music, and black political militancy. Following the film’s example, this article approaches the Theatro Municipal as the scene of struggles around race, but it foregrounds racial tensions and contradictions among the modernists that were registered in music and related debates. The article focuses on three events: the Semana de Arte Moderna, a “cultural night” organized by the Ação Integralista Brasileira in 1935, and a commemoration of abolition held in 1938. The analysis seeks to illuminate different musical “links” that connected the modernist movement with divergent political phenomena and tied the avant-garde to the past.
  • Tristes alegrias? A “alegria de 22” e a “alegria de 70” como experiências históricas modernistas Dossiê - Modernismos

    Vieira, Beatriz de Moraes

    Resumo em Português:

    RESUMO Trata-se de um estudo sobre o tema da alegria presente nas manifestações culturais dos anos 1970, especialmente a poesia marginal que se comparava à fase que ficou conhecida como a geração de 22, por conta da Semana de Arte Moderna. O ponto central reside em uma discussão sobre o par alegria/tristeza como parte da construção da nação em dois momentos históricos distintos do modernismo e da modernidade brasileira: os anos 1920, com desdobramentos importantes ao longo dos anos 1930, em virtude da construção da identidade nacional com base em uma autoimagem positiva do brasileiro, e os anos 1960-1980, quando a experiência histórica dolorosa sob a violência político-econômica da ditadura militar aprofundou a contradição entre tristeza e alegria e tensionou eticamente o fazer cultural.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In this study I aim to understand the theme of joy present in cultural manifestations during the 1970s, especially the “marginal poetry” that wished to be compared to the phase that became known as the 1922 generation, due to the Week of Modern Art. The central point is a discussion about the pair joy/sadness as part of nation-building in two distinct historical moments of Brazilian modernism and modernity: the 1920s, with important unfolding throughout the 1930s, due to the construction of national identity based on a positive self-image of the Brazilian, and the 1960s-1980s, when the painful historical experience under the political-economic violence of the military dictatorship deepened the contradiction between sadness and joy and tensed up the ethics in cultural action.
  • Vanguarda e tradição no manifesto da revista Joaquim Dossiê - Modernismos

    Souza, Fabricio

    Resumo em Português:

    RESUMO O artigo explora e discute as análises do “Manifesto para não ser lido”, texto inaugural da revista Joaquim, criada pelo escritor curitibano Dalton Trevisan em 1946. Desde o seu surgimento, a revista é vinculada pela crítica literária à herança da vanguarda modernista que tem como referência a Semana de 1922. Embora também seja vinculado a essa tradição, o conjunto das evidências analisadas sobre o Manifesto possibilita associar Erasmo Pilotto, o responsável por sua elaboração, ao modernismo de tradição simbolista. As divergências entre os membros da revista, em relação à continuidade ou à ruptura com a tradição, oferecem uma perspectiva privilegiada sobre os debates travados acerca do lugar que Curitiba ocupou no cenário modernista brasileiro.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The article explores and discusses the analyses of “Manifesto para não ser lido” (Manifesto not to be read), the inaugural text of Joaquim magazine, created in 1946 by the Curitiba writer Dalton Trevisan. Since its inception, the magazine has been associated by literary critics with the heritage of the modernist avant-garde that has the Semana de 1922 as its benchmark. Although it is also linked to this tradition, the evidence analyzed on the Manifesto allows us to associate Erasmo Pilotto, who was responsible for its drafting, with Modernism in the Symbolist tradition. The divergences between the editors of the magazine, in regard to continuity or rupture with tradition, offer a privileged perspective on the debates held about the place Curitiba occupied on the Brazilian modernist scene.
  • De escritores e cineastas: o mito da vocação cultural cataguasense Dossiê - Modernismos

    Cruz, Inácio Manoel Neves Frade da

    Resumo em Português:

    RESUMO Este trabalho versa sobre os atravessamentos do modernismo na construção da identidade no município de Cataguases, situado na Zona da Mata (MG). A memória acionada por narrativas que amplificam feitos históricos sugere um tipo especial de função urbana conectada ao modernismo, da revista Verde e ao Ciclo de Cataguases (Humberto Mauro). Enquanto sombreia qualquer expressão da cultura popular, o mito da vocação cultural inventa uma localidade supostamente propensa ao pleno exercício da arte de vanguarda.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article deals with the crossings of modernism in the construction of identity in the city of Cataguases, located in Zona da Mata (MG). The memory triggered by narratives that amplify historical achievements suggests a special kind of urban function connected to the modernism of the Verde magazine and the Ciclo de Cataguases (Humberto Mauro). While shading any expression of popular culture, the myth of cultural vocation invents a locality supposedly prone to the full exercise of avant-garde art.
  • “Contribuir al ‘descubrimiento’ de inúmeros literatos brasileños cuya importante obra es aqui desconocida”: modernismo, vanguarda e mediações culturais nas cartas de Luis Emilio Soto a Luís da Câmara Cascudo (1923-1925) Dossiê - Modernismos

    Oliveira, Giuseppe Roncalli Ponce Leon de

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo estuda as cartas de Luis Emilio Soto a Luís da Câmara Cascudo (1923-1925) preservadas no Instituto Câmara Cascudo (Natal, RN). À diferença do que ocorreu em países como Inglaterra, França e Alemanha, que constituíram suas tradições intelectuais (e disciplinares) e suas identidades culturais por meio de disputas e trocas diretas entre si, Brasil e Argentina seguiram caminhos predominantemente paralelos, pouco atentos um ao outro, orientados pelos polos dominantes do sistema intelectual mundial, dinâmica que pode ser apreendida pelas oposições local/universal e periferia/centro. Embora centrado na análise dos processos iniciais de institucionalização do modernismo e das vanguardas no Brasil e na Argentina, este texto é igualmente uma história comparada do mundo intelectual, interessada no desenvolvimento, nas disputas e nas trocas entre os críticos literários em questão, que polarizaram a vida literária do Brasil e da Argentina durante o período.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article studies the letters from Luis Emilio Soto to Luís da Câmara Cascudo (1923-1925) preserved at the Instituto Câmara Cascudo (Natal, RN). Unlike countries such as England, France and Germany, which constituted their intellectual (and disciplinary) traditions and cultural identities through disputes and direct exchanges among themselves, Brazil and Argentina followed predominantly parallel paths, with little attention to each other, guided by the dominant poles of the world intellectual system; a dynamic that can be understood by the oppositions local/universal and periphery/center. Although focused on the analysis of the initial processes of institutionalization of modernism and the avant-garde in Brazil and Argentina, this text is equally a comparative history of the intellectual world, interested in the development, disputes, and exchanges between the literary critics in question, who polarized the literary life of Brazil and Argentina during the period.
  • “A vocação das grandes velocidades”: um modernismo na Paraíba dos anos 1920 através das crônicas e da novela de José Américo de Almeida Dossiê - Modernismos

    Burity, Luiz Mário Dantas

    Resumo em Português:

    RESUMO Ao fundar a revista Era Nova, um grupo de jovens escritores prometia alargar horizontes ante os olhos de toda a gente. O objetivo desse texto é compreender os esforços pela elaboração do moderno e seus impactos na vida da população paraibana a partir das crônicas e de uma novela escritas por José Américo de Almeida. Eu argumento que havia um movimento modernista na Paraíba desde o início dos anos 1920, e que ele se construiu tendo por base referências estrangeiras, mas assentado em tradições, valores e rotinas locais, discutidas nos circuitos intelectuais do estado desde muito tempo.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT By founding magazine Era Nova, a group of young writers promised to broaden horizons before everyone’s eyes. The purpose of this text is to understand the efforts to elaborate the modern and its impact on the life of the Paraíba population based on the chronicles and a novel written by José Américo de Almeida. I argue that there was a modernist movement in Paraíba since the early 1920s, and that it was built on foreign references, but based on local traditions, values and routines, discussed in the state’s intellectual circuits for a long time.
  • O combate aos matuyús no Patriarcado de Pindorama: o movimento antropofágico na Amazônia Dossiê - Modernismos

    Galvão Júnior, Heraldo Márcio

    Resumo em Português:

    RESUMO O artigo discute a formação de um Clube de Antropofagia no Pará tomando como fontes a Revista de Antropofagia e o jornal O Estado do Pará. Segundo a revista, havia explícita intenção de expansão do movimento antropofágico às demais regiões do país através da criação de clubes regionais e locais autônomos. A Amazônia, considerada pelos modernistas uma espécie de repositório mítico da nação, teria lugar de destaque nestas discussões, e o Pará estava em evidência por ser a origem de artistas, intelectuais e literatos que publicavam tanto em revistas modernistas de Belém quanto na Revista de Antropofagia. As publicações de Eneida de Moraes serão destacadas, pois ela foi a única mulher a transitar entre estas duas realidades, sendo a pessoa que mais discutiu os conceitos antropofágicos no jornal paraen­se, provavelmente contribuindo na construção do conceito “matriarcado de pindorama”.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The article discusses the formation of an Anthropophagy Club in Pará taking as sources the magazine Revista de Antropofagia and the newspaper O Estado do Pará. According to the magazine, there was an explicit intention to expand the anthropophagic movement to other regions of the country through the creation of regional and local autonomous clubs. The Amazon, considered by the modernists a kind of mythical repository of the nation, would have a prominent place in these discussions, and Pará was in evidence for being the origin of artists, intellectuals, and literati who published both in modernist magazines in Belém and in the Revista de Antropofagia. The publications of Eneida de Moraes will be highlighted because she was the only woman to transit between these two realities, being the person who most discussed the anthropophagic concepts in the Pará newspaper, probably contributing to the construction of the concept of “pindorama matriarchy”.
  • Representações e disputas em torno da história do direito do trabalho brasileiro Artigos

    Antunes, Daniela Muradas; Boson, Victor Hugo Criscuolo

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo tem por propósito refletir sobre as polêmicas relações entre a história do direito do trabalho brasileiro e os usos do passado. Nessa discussão, influenciada pelo contexto de proliferação de discursos de ódio, de negacionismos e de revisionismos, merecem destaque as disputas sobre o passado, em um quadro de crescente interesse público - e político - em torno da história do direito do trabalho. Em jogo estão artefatos simbólicos inerentes ao processo representacional sobre o passado, capazes de impactar na definição dos contornos de agendas normativas em curso para a classe trabalhadora brasileira.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The purpose of this article is to reflect on the controversial relations between the history of Brazilian labor law and the uses of the past. In this discussion, influenced by the context of proliferation of hate speeches, denialism and revisionism, the disputes about the past deserve to be highlighted, in a framework of growing public - and political - interest around the history of labor law. At stake are symbolic artifacts inherent to the representational process about the past, capable of impacting the definition of the contours of normative agendas in progress for the Brazilian working class.
  • Entre o tráfico internacional e a restituição de bens culturais de interesse patrimonial: as repercussões da convenção da UNESCO de 1970 (1970-1980) Artigos

    Sossai, Fernando Cesar

    Resumo em Português:

    RESUMO Malgrado a Convenção da UNESCO (1970) tenha completado 50 anos em 2020, ainda não se identificam muitas publicações dedicadas à discussão de suas repercussões no interior da ONU e da UNESCO, particularmente durante o seu período de consolidação institucional (1970-1980). Este artigo procura contribuir nessa direção. O texto encontra-se organizado em três partes. Na primeira, reflito sobre os argumentos mobilizados na convenção para explicitar a sua razão de ser. Em seguida, discuto as principais repercussões da convenção no interior das organizações citadas. Por fim, desenvolvo o argumento central do artigo: a constituição, pela UNESCO, de um comitê dedicado à restituição aos países de origem de bens culturais apropriados ilicitamente, em 1978, obstaculizou a ratificação da convenção por parte dos Estados granjeados pela entidade. Finalizo o texto com ponderações acerca dos desafios futuros no que concerne à temática tratada.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Although the UNESCO Convention (1970) will be 50 years old in 2020, we have not identified many publications dedicated to the discussion of its repercussions within the UN and UNESCO, particularly during its period of institutional consolidation (1970-1980). This article seeks to contribute in this direction. It is organized in three parts. On the first part, I reflect on the arguments mobilized in the convention to explain its relevance. Then, I discuss the main repercussions of the Convention in the aforementioned instances. Finally, I present the central argument of the article: the constitution, by UNESCO itself, of a committee providing for the restitution to the countries of origin of illicitly appropriated cultural property, in 1978, obstructed the ratification of the Convention by the States embraced by the entity. I conclude with considerations about the future challenges concerning the subject.
  • “Ideal sadio da gente nova de Portugal”:o esporte nas comemorações dos 25 anos da entrada de Salazar no governo (1953) Artigos

    Santos, João Manuel Casquinha Malaia; Melo, Victor Andrade de

    Resumo em Português:

    RESUMO Nosso objetivo é discutir a mobilização do esporte nas celebrações dos 25 anos da entrada de Salazar no governo (1953). Refletiremos sobre a influência do império para este intuito utilizando-nos como fontes do Boletim Geral do Ultramar, de documentos do Serviço Nacional de Informação, de periódicos que circularam na metrópole e nos territórios do Ultramar e de uma edição do cinejornal Imagens de Portugal. Debruçamo-nos sobre três atividades cujas programações integraram o esporte: as inaugurações de instalações, as competições e o desfile de bandeiras. Concluímos que a presença desta prática é um indicador de sua importância entre as iniciativas salazaristas de produção de discursos de consenso, inclusive no que tange à afirmação do caráter multiterritorial de Portugal, fundamental num momento em que o país sentia os primeiros impactos de pressões internacionais visando à descolonização.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Our goal is to discuss the mobilization of sport in the celebrations of the 25th anniversary of Salazar’s entry into government (1953). We will reflect on the influence of the empire in this sense, using as sources the Boletim Geral do Ultramar, documents from the Serviço Nacional de Informação, periodicals that circulated in the metropolis and in the overseas territories, and an issue of the film journal Imagens de Portugal. We focus on three activities whose programming integrated sports: the inaugurations of facilities, the competitions and the parade of flags. We conclude that the presence of this practice is an indicator of its importance among Salazar’s initiatives to produce consensus discourses, including with regard to the affirmation of Portugal’s multi-territorial character, fundamental at a time when the country felt the first impacts of international pressures aiming at decolonization.
  • Ridícula incoerência?: raça e escravidão na imprensa ilustrada da corte - 1884-1886 Artigos

    Balaban, Marcelo

    Resumo em Português:

    RESUMO A imprensa ilustrada da corte da segunda metade do século XIX, além de divertir os leitores, participava do debate político. Mas como fazia isso? Este artigo oferece uma resposta a essa pergunta por meio da análise de uma única imagem, a qual, publicada na Revista Illustrada em julho de 1884, comenta os debates parlamentares sobre o projeto Dantas. Defendo que, por meio de uma bem urdida composição de elementos, a estampa produz um argumento falso, uma mentira deliberada. Com tal procedimento, faz um autoelogio visando distinguir o gênero de periodismo que praticava e seus autores, gente branca e alinhada com uma vertente do abolicionismo.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The illustrated press of the court in the second half of the Nineteenth century, besides entertaining its readers, participated in the political debate. But how did it do so? This article offers an answer to that question through the analysis of a single image, which, published in the Revista Illustrada in July 1884, comments on the parliamentary debates about the Dantas project. I argue that, through a well-woven composition of elements, the print produces a false argument, a deliberate lie. With such a procedure, it makes a self-praise aiming to distinguish the kind of periodism it practiced and its authors, white people and aligned with a strand of abolitionism.
  • Pelas mãos de Eugênia: experiências de mulheres negras em uma família no Rio de Janeiro (1897-1957) Artigos

    Silva, Alexandra Lima da

    Resumo em Português:

    RESUMO A partir da revisão da literatura e do cruzamento de fontes documentais diversas, tais como jornais, registros civis e eclesiásticos, este artigo procura dar visibilidade às experiências de mulheres negras em uma família do Rio de Janeiro, no período de 1897 a 1957. O artigo problematiza os significados da atenção maior dada às trajetórias individuais de homens negros nos estudos e interroga os silenciamentos produzidos em relação às mulheres negras no interior das famílias. Compreende família como uma comunidade de afeto e solidariedade na experiência das mulheres negras, que também exerciam o papel de guardiãs da memória familiar.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article seeks to give visibility to the experiences of black women in a family in Rio de Janeiro, in the period from 1897 to 1957, through a bibliographical review and the cross-referencing of diverse documentary sources, such as newspapers, civil and ecclesiastical records. The article problematizes the meanings of the greater attention given to the individual trajectories of black men in studies and questions the silencing produced in relation to black women within families. It understands family as a community of affection and solidarity in the experience of black women, who also played the role of guardians of family memory.
  • De metalúrgico a presidente: o Brasil visto a partir da biografia de Lula Resenhas

    Queiroz, Marcos; Zappelini, Thaís Duarte; Batista, Waleska Miguel
  • Sociologia compreensiva: isso não serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra Resenhas

    Mata, Sérgio da
  • Uma África pouco conhecida no Brasil: sociedades entre o Sahel e a bacia do Níger, ou os antigos Estados Mandinga e Songai Resenhas

    Weber, Priscila Maria
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