Acessibilidade / Reportar erro

Excluídos em nome da lei: práticas racistas no sistema jurídico da Guiana Inglesa1 1 Esse artigo é resultado da tese de Doutorado realizada sob a orientação da professora Regina Duarte Horta.

Excluded in the Name of the Law: Racist Practices in the Legal System of British Guiana

Resumo

A população de origem asiática no continente americano conviveu, no século XIX, com políticas restritivas, discursos preconceituosos e uma contínua estigmatização. O racismo estrutural consistiu em uma realidade que promoveu a exclusão política, econômica e jurídica, sempre calcadas em uma ideologia profundamente enraizada. Este artigo analisa como a legislação e o processo político conseguiram excluir indianos e chineses na colônia britânica da Guiana Inglesa. Partimos de memórias de ex-funcionários públicos, de cartas-denúncia, do relatório da Comissão de Inquérito e de outros documentos para perceber o papel do judiciário na exclusão dessas populações. Os textos de Sílvio de Almeida e de Grada Kilomba servem como base teórica para a compreensão do racismo estrutural dentro do Império Inglês.

Palavras-chave:
Racismo estrutural; Imigração chinesa; Guiana Inglesa

Associação Nacional de História - ANPUH Av. Professor Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, Caixa Postal 8105, 05508-900 São Paulo SP Brazil, Tel. / Fax: +55 11 3091-3047 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbh@anpuh.org