Acessibilidade / Reportar erro

A Pregação, A Cidade E Os Santos: Uma Análise Do Contexto Cívico-Litúrgico Dos Sermões Venit In Civitatem Suam (1304) De Giordano De Pisa (C. 1260-1311)

RESUMO

Este artigo explora o contexto cívico-litúrgico de três sermões do frade Pregador Giordano de Pisa, pronunciados em uma mesma semana de 1304 em Florença (dois no domingo e um na quinta-feira), todos a partir do versículo de Mateus 9, 1 (Venit in civitatem suam). Com base em considerações a respeito da escolha do versículo bíblico, bem como do exame de outros documentos da Ordem Dominicana e dois livros litúrgicos da catedral florentina, argumenta-se que o frade escolheu deliberadamente não seguir os costumes litúrgicos de composição sermonística nessas pregações. Conclui-se, assim, que isso foi feito com o objetivo de estabelecer uma reflexão sobre a cidade (o ambiente humano por excelência tanto na Terra quanto no Céu), tendo em vista a festa cívico-religiosa de Santa Reparata, padroeira de Florença, que ocorreria na quinta-feira.

PALAVRAS-CHAVE:
Giordano de Pisa; pregação; religião cívica

Associação Nacional de História - ANPUH Av. Professor Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, Caixa Postal 8105, 05508-900 São Paulo SP Brazil, Tel. / Fax: +55 11 3091-3047 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbh@anpuh.org