Acessibilidade / Reportar erro

Efeito do diabete induzido por streptozotocin na matriz extracelular e no músculo estriado uretral em ratas prenhes

Effects of streptozotocin induced diabetes on the extracellular matrix and urethral striated muscle in pregnant rats

Uretra ; Matriz extracelular ; Músculo estriado ; Prenhez ; Rato

Urethra ; Extracellular matrix ; Striated, muscle ; Pregnancy, animal ; Rats

Tese apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia da Faculdade de Medicina de Botucatu da Universidade Estadual de São Paulo − UNESP, para obtenção do título de Doutor, em 24 de fevereiro de 2014.

OBJETIVO:

Avaliar as alterações morfológicas do músculo estriado uretral e da matriz extracelular de ratas prenhes diabéticas.

MÉTODOS:

Este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Experimentação Animal (Protocolo nº 828-2010). Cento e vinte ratas Wistar foram distribuídas em quatro grupos experimentais: virgem, prenhe, diabético e diabético prenhe. Na idade adulta, o diabete grave foi induzido por streptozotocin via intravenosa na dose de 40 mg/kg (nível glicêmico >300 mg/dL). No final do experimento, as ratas foram anestesiadas, eutanasiadas e a vagina e a uretra foram retiradas em monobloco, congeladas em nitrogênio líquido e mantidas a -80ºC. Os materiais foram submetidos às colorações citoquímicas para componentes da matriz extracelular e do músculo estriado uretral; imunoistoquímica para marcação de fibras musculares lentas e rápidas, colágeno I, III e queratan sulfato, western blotting para colágeno tipo I, III e queratan sulfato, análise das glicosaminoglicanas totais e sulfatadas e microscopia eletrônica de transmissão para análise da musculatura estriada uretral.

RESULTADOS:

O grupo prenhe diabético apresentou: diminuição da área de músculo estriado, aumento de tecido conjuntivo entre as fibras musculares, plasticidade dos tipos de fibras rápidas e lentas, aumento na razão de colágeno tipos I e III e diminuição de glicosaminoglicanas totais e keratan sulfato.

CONCLUSÃO:

O binômio diabete e prenhez resultou em um remodelamento tecidual com alterações no músculo e na matriz extracelular uretral de ratas, com possíveis prejuízos no mecanismo de continência urinária.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Maio 2014
Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia Av. Brigadeiro Luís Antônio, 3421, sala 903 - Jardim Paulista, 01401-001 São Paulo SP - Brasil, Tel. (55 11) 5573-4919 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: editorial.office@febrasgo.org.br