Acessibilidade / Reportar erro

Visão geral do efeito da medicina complementar no tratamento ou mitigação do risco de endometriose

Resumo

Objetivo

A endometriose é uma doença inflamatória crônica hormono-dependente com sintomas como dores pélvicas, que afetam a saúde física, emocional e social de mulheres em idade reprodutiva. O presente artigo de visão geral tem como objetivo explorar o efeito da medicina complementar no tratamento ou na mitigação do risco de endometriose.

Métodos

Trata-se de um artigo de visão geral feito no Irã. Dois pesquisadores separados pesquisaram sistematicamente 3 bancos de dados (Medline, Scopus e Cochrane Central Register Trials) até setembro de 2020. A qualidade metodológica de cada estudo foi avaliada usando a ferramenta avaliação da qualidade dos relatos de revisão sistemática (AMSTAR, na sigla em inglês).

Resultados

Os resultados de duas revisões sugeriram que atividade física, tabagismo, dieta, consumo de café e cafeína não tiveram efeito na redução do risco de endometriose ou na melhoria do tratamento, mas a acupuntura reduziu com sucesso a dor e os níveis de marcadores relacionados (CA-125 sérico).

Conclusão

Como a endometriose é uma doença incômoda, com muitas complicações e de difícil diagnóstico e tratamento, estudos relacionados em medicina complementar podem ajudar pacientes com endometriose. Com base na revisão da literatura relevante, entre os medicamentos complementares disponíveis para o tratamento ou risco de endometriose, apenas a acupuntura parece aliviar a dor da endometriose.

Palavras-chave
medicina complementar; endometriose; visão geral

Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia Av. Brigadeiro Luís Antônio, 3421, sala 903 - Jardim Paulista, 01401-001 São Paulo SP - Brasil, Tel. (55 11) 5573-4919 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: editorial.office@febrasgo.org.br