Acessibilidade / Reportar erro

Aplicação do adesivo de fibrina na síntese da cúpula vaginal em histerectomias abdominal de coelhas

RESUMO DE TESE

Aplicação do adesivo de fibrina na síntese da cúpula vaginal em histerectomias abdominal de coelhas

Autor: Ari Gonçalves Lima

Orientador: Prof. Dr. Murched Omar Taha

Dissertação de Mestrado apresentada à Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP-EPM), Programa de Pós-graduação em Técnica Operatória e Cirurgia Experimental, em 27/11/2002.

OBJETIVO: O estudo morfológico da cúpula vaginal submetida à síntese com adesivo de fibrina em histerectomia abdominal de coelha.

MÉTODOS: Utilizaram-se 20 coelhas distribuídas aleatoriamente em 2 grupos: no grupo A (GA) foi usado o fio de ácido poliglicólico 3-0 nas sínteses das cúpulas vaginais e no grupo B (GB) o adesivo de fibrina (em 2 cúpulas usou-se o fio de sutura para coibir sangramento). Após 6 semanas avaliou-se na cicatriz das cúpulas vaginais através de rádio-vaginografias, vídeo-vaginoscopias e exame macroscópico a existência de granulomas e fístulas, do teste de pressão a resistência tênsil e do exame histológico a quantidade de colágeno e a cavidade abdominal por laparotomia a formação de aderências.

RESULTADOS: O tempo operatório médio no GA foi 22,8 minutos e no GB 24,6 minutos. Visibilizou-se nas radio-vaginografias deiscência de sutura em 1 cúpula vaginal do GA; nas vídeo-vaginoscopias e no exame macroscópico das vaginas, granulomas em 5 cúpulas do GA e em duas do GB (as em que se usou fio de sutura); nas laparotomias, aderências em 5 coelhas do GA e em três do GB. A média de pressão no teste de resistência tênsil no GA foi de 58,5 mmHg e no GB 61,0 mmHg. A percentagem da área de fibrose no exame histológico foi de 31,63% no GA e 29,17% no GB.

CONCLUSÃO: Apesar de necessitar de um tempo maior para aplicação, o adesivo mostrou-se eficiente e não desenvolveu granulomas quando usado na síntese da cúpula vaginal em histerectomia de coelhas.

Palavras-chave: Cúpula vaginal. Histerectomia. Adesivo de fibrina. Granulomas.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    04 Nov 2003
  • Data do Fascículo
    Ago 2003
Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia Av. Brigadeiro Luís Antônio, 3421, sala 903 - Jardim Paulista, 01401-001 São Paulo SP - Brasil, Tel. (55 11) 5573-4919 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: editorial.office@febrasgo.org.br