Acessibilidade / Reportar erro

Relação entre o selênio e a fertilidade feminina: Uma revisão sistemática

Resumo

Objetivo

Analisar a influência do selênio na fertilidade feminina.

Fonte dos dadosUma busca foi realizada nas seguintes bases de dados: MEDLINE, Web of Science, Scopus, SciELO, LILACS, MDPI, ScienceDirect e Europe PMC. Os descritores selecionados foram “selenium” AND “female” AND “fertility”. O intervalo de busca foi de 1996 a 2021.

Seleção dos estudosA avaliação ocorreu de maneira independente por dois revisores, sendo que um terceiro corroborou a eleição dos artigos em casos de divergência. Os estudos foram selecionados através da leitura do título e resumo, e aqueles que contemplaram os critérios de elegibilidade foram lidos na íntegra.

Coleta dos dadosOs seguintes dados foram extraídos: autor, ano de publicação, país, tipo de estudo, objetivo, método, tamanho da amostra, tempo de acompanhamento, média de idade das pacientes, critérios de inclusão e exclusão, concentração de selênio sérico e capilar. Os dados foram organizados em ordem cronológica de publicação do estudo.

Síntese dos dadosForam identificados 3.800 artigos e incluídos 7 estudos na revisão sistemática. Os resultados indicaram correlação positiva entre o nível de selênio sérico e a concentração de antioxidantes no fluido folicular; diminuição dos níveis de anticorpos antitireoidianos; produção de oócitos, e número de folículos.

Conclusão

A suplementação de selênio é promissora em mulheres com deficiência do micronutriente, a fim de promover melhora na eficiência reprodutiva e prevenir danos na gravidez. Salientou-se a necessidade de realização de mais estudos sobre o tema.

Palavras-chave
selênio; fármacos para a fertilidade feminina; reprodução

Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia Av. Brigadeiro Luís Antônio, 3421, sala 903 - Jardim Paulista, 01401-001 São Paulo SP - Brasil, Tel. (55 11) 5573-4919 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: editorial.office@febrasgo.org.br