Acessibilidade / Reportar erro

Determinação de citocinas no diagnóstico laboratorial da endometriose peritoneal mínima e leve

Determination of cytokines in the laboratory diagnosis of minimal and mild peritoneal endometriosis

RESUMO DE TESE

Determinação de citocinas no diagnóstico laboratorial da endometriose peritoneal mínima e leve

Determination of cytokines in the laboratory diagnosis of minimal and mild peritoneal endometriosis

Autor: Mauro Fernando Kürten Ihlenfeld

Orientador: Prof. Dr. Rogério Dias

Tese apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia da Faculdade de Medicina de Botucatu – Universidade Estadual Paulista " Júlio de Mesquita Filho" - UNESP, Área de Concentração de Ginecologia, para obtenção do título de Doutor, em 10 de agosto de 2007.

INTRODUÇÃO: a endometriose é uma doença enigmática que acomete 10 a 15% das mulheres na menacme, e necessita de métodos diagnósticos laboratoriais, especialmente nos estádios iniciais.

OBJETIVOS: as dosagens da leptina, da interleucina-6 (IL-6) e do fator de necrose tumoral alfa (TNF-a) foram avaliadas no diagnóstico laboratorial da endometriose peritoneal mínima e leve (estádios I e II – American Society for Reproductive Medicine).

MÉTODOS: participaram, deste estudo prospectivo e caso-controle, 29 mulheres, em idade reprodutiva, submetidas a videolaparoscopia. O grupo de estudo foi composto por 15 pacientes em investigação de esterilidade conjugal ou dor pélvica crônica (grupo E) e o grupo controle por 14 mulheres assintomáticas encaminhadas para realização de ligadura tubária (grupo C). Foram coletadas amostras de sangue periférico e líquido peritoneal para a dosagem laboratorial das citocinas determinadas por meio de testes ELISA. Os níveis de significância adotados no presente estudo foram de 5%. Para as variáveis de estudo leptina e TNF-a, foi utilizado o teste t de Student para a comparação entre duas médias, enquanto que, para a análise estatística da IL-6, foi utilizado o teste de Wilcoxon. Resultados: no soro, não se observou diferenças significantes nas amostras de leptina, de IL-6 e do TNF-a entre os grupos estudados (p > 0,05). No líquido peritoneal, houve diferenças significantes nas dosagens da leptina e do TNF-a entre os grupos estudados (p < 0,05); não havendo diferenças significantes para as amostras de IL-6 (p > 0,05).

CONCLUSÃO: no líquido peritoneal, houve evidências da possibilidade da utilização da leptina e do TNF-a no diagnóstico laboratorial da endometriose mínima e leve.

Palavras-chave: Endometriose, Imunologia, Videolaparoscopia, Citocinas

Keywords: Endometriosis, Immunology, Videolaparoscopy, Cytokines

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    07 Abr 2008
  • Data do Fascículo
    Jan 2008
Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia Av. Brigadeiro Luís Antônio, 3421, sala 903 - Jardim Paulista, 01401-001 São Paulo SP - Brasil, Tel. (55 11) 5573-4919 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: editorial.office@febrasgo.org.br