Acessibilidade / Reportar erro

Uso de corticosteroides no tratamento pré-natal da malformação adenomatoide pulmonar congênita:Revisão integrativa

Resumo

Objetivo

Revisar os dados sobre o uso de corticoide no tratamento de fetos com malformação adenomatoide pulmonar congênita (MAPC) de alto risco.

Métodos

Revisão integrativa com base na literatura disponível no MEDLINE e LILACS, incluindo artigos publicados até novembro de 2020.

Resultados

A busca inicial resultou em 87 artigos, dos quais 4 foram selecionados para análise, todos tratando-se de estudos observacionais descritivos retrospectivos. No grupo de fetos que recebeu apenas um único ciclo de corticosteroide, a taxa de resolução da hidropsia foi de 70% e a taxa de sobrevida de 83,8%. Emfetos tratados com 2 ou mais ciclos de corticosteroides, houve melhora do quadro de hidropsia ou edema em um único compartimento corporal em 47% dos fetos e taxa de sobrevida de 81,8%.

Conclusão

O uso de corticosteroides para o tratamento pré-natal da MAPC de alto risco parece estar associado à melhora dos resultados perinatais.

Palavras-chave:
malformação adenomatoide pulmonar congenital; tratamento fetal; corticosteroide; betametasona; hidropsia

Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia Av. Brigadeiro Luís Antônio, 3421, sala 903 - Jardim Paulista, 01401-001 São Paulo SP - Brasil, Tel. (55 11) 5573-4919 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: editorial.office@febrasgo.org.br