Acessibilidade / Reportar erro

Fatores de risco maternos associados à necessidade de UTI neonatal

Risk factors associated to the need for neonatal intensive care unit'

RESUMO DE TESE

Autora: Lúcia do Rêgo Rodrigues Costa

Orientador: Prof. Dr. Fabrício da Silva Costa

Dissertação apresentada ao Curso de Mestrado Profissional em Saúde da Criança e do Adolescente da Universidade Estadual do Ceará (UECE), na Área de Conhecimento Saúde da Criança e do Adolescente, em 9 de março de 2007.

OBJETIVO: conhecer os fatores de risco maternos que levam os recém-nascidos a necessitarem de internação em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTI Neo), em um hospital público do Sistema Único de Saúde (SUS) de nível terciário do município de Fotaleza-CE.

MÉTODO: estudo caso-controle, com amostra de 222 mães. O grupo de casos foi formado de todas as mães dos recém-nascidos que necessitaram de internação em UTI Neo, Em um pareamento 1 caso: 1 controle, em um período de seis meses (julho-dezembro 2006). Os dados foram analisados no Software Stata v.7. As proporções foram comparadas através do teste Exato de Fisher ou do teste do qui-quadrado de Pearson. No modelo multivariado foi utilizado Odds Ratio (OR) ajustado com intervalo de confiança de 95%.

RESULTADOS: há vários fatores de risco envolvidos que se interrelacionam, apresentando significância estatística, para a necessidade de internação em UTI Neo: internação durante a gravidez (p=0,007), doença durante a gravidez (p=0,000), hipertensão arterial (p=0,002), nível 1 de Coutinho inadequado (p=0,040), nível 2 de Coutinho inadequado (p=0,031), nível 3 de Coutinho inadequado (p=0,029), tipo de gestação gemelar (p=0,010), ruptura precoce de membranas (p = 0,000).

CONCLUSÃO: as síndrome hipertensivas na gestação e ruptura precoce de membranas devem ter atenção especial na gestação configurando-a como de alto risco. O processo de assistência pré-natal prestada às usuárias do SUS, a despeito da alta cobertura, apresentou baixa adequação em todos os níveis estudados e relação com a intern0ação em UTI Neo.

Palavras-chave: Gestação de alto-risco, Fatores de riscos maternos, Unidade de terapia intensiva neonatal, Assistência pré-natal

Key words: High risk pregnancy, Maternal risk factors, Neonatal intensive care unit, Prenatal care

  • Fatores de risco maternos associados à necessidade de UTI neonatal

    Risk factors associated to the need for neonatal intensive care unit'
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      05 Dez 2007
    • Data do Fascículo
      Set 2007
    Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia Av. Brigadeiro Luís Antônio, 3421, sala 903 - Jardim Paulista, 01401-001 São Paulo SP - Brasil, Tel. (55 11) 5573-4919 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
    E-mail: editorial.office@febrasgo.org.br