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Revista Brasileira de Gestão de Negócios, Volume: 24, Número: 4, Publicado: 2022
  • O Efeito das Relações Marca-consumidor na Fidelidade à marca Mediada pela Criação de Valor da Marca e Moderada pelas Características da Comunidade de Marca no Setor de Hospitalidade Artigo

    Alizadeh, Hamid; Nazarpour Kashani, Hamed

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo Este estudo tem como objetivo investigar o efeito das relações marca-consumidor na fidelidade à marca mediada pela criação de valor da marca e moderada pelas características da comunidade de marca no setor de hospitalidade. Referencial teórico Com base na teoria marca-consumidor, buscou-se entender melhor o comportamento do consumidor no setor hoteleiro, a fim de chegar a um quadro explicativo que possa diferenciar variáveis-chave para a permanência das marcas hoteleiras no mercado. Metodologia Os dados coletados de 250 consumidores de hotéis de 4 e 5 estrelas em Teerã foram analisados usando a abordagem de modelagem de equações estruturais (SEM). Resultados Com base nos resultados, a atitude da marca e a qualidade da relação com a marca afetaram significativamente a satisfação com a marca. Além disso, a criação de valor da marca teve um efeito significativo na fidelidade à marca. Ainda, as características da comunidade de marca moderaram significativamente as relações de “satisfação com a marca e criação de valor da marca” e “criação de valor da marca e fidelidade à marca”. A qualidade da relação com a marca afetou positivamente a criação de valor da marca por meio do papel mediador da satisfação com a marca. Implicações práticas e sociais da pesquisa Os resultados contribuem para o desenvolvimento da literatura existente sobre o setor hoteleiro e suas práticas, e oferece instruções adequadas para estudos futuros. Além disso, este estudo pode fornecer aos profissionais de marketing hoteleiro referências para a gestão de marketing. Contribuições Este estudo contribui para o avanço das pesquisas que envolvem o relacionamento marca-consumidor no setor hoteleiro.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose This study aimed to investigate the effect of brand-consumer relationships on brand loyalty mediated by brand value creation and moderated by brand community characteristics in the hospitality industry. Theoretical framework Based on brand-consumer theory, we sought to better understand consumer behavior in the hospitality industry to arrive at an explanatory framework that can differentiate key variables for hotel brands to remain in the market. Design/methodology/approach The data collected from 250 consumers of 4- and 5-star hotels in Tehran were analyzed using the structural equation modeling (SEM) approach. Findings Based on the results, brand attitude and brand relationship quality significantly affected brand satisfaction. In addition, brand value creation had a significant effect on brand loyalty. Furthermore, brand community characteristics significantly moderated the relationships between brand satisfaction and brand value creation and between brand value creation and brand loyalty. Brand relationship quality positively affected brand value creation through the mediating role of brand satisfaction. Practical & social implications of research The results contribute to the development of the existing literature on the hospitality (hotel) industry and its practices, and they offer proper instructions for future studies. Also, this study can provide hotel marketers with a reference for marketing management. Originality/value This study contributes to the advancement of research involving brand-consumer relationships in the hospitality industry.
  • O Impacto da Identidade Social dos Empreendedores e o Efeito de Mediação da Lógica de Tomada de Decisão no Comportamento de Bootstrapping de Novos Empreendimentos Artigo

    Liu, Yue Ling; Peng, Xue Bing; Huang, Jie

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo Este artigo estuda o impacto das identidades sociais do empreendedor nos comportamentos de bootstrapping e o efeito de mediação das identidades sociais do empreendedor. Referencial teórico Este artigo utiliza a teoria da identidade social e a teoria effectuation como abordagem teórica. Metodologia Usamos regressões e modelos de equações estruturais com base em uma pesquisa com 365 empresas recém-criadas na Área Econômica e de Desenvolvimento de Hangzhou (HEDA) da China. Resultados Nossos resultados sugerem que os empreendedores com identidade darwiniana preferem o bootstrapping relacionado ao pagamento e o bootstrapping relacionado ao proprietário, enquanto aqueles com identidade missionária preferem o bootstrapping de utilização conjunta. O estudo empírico também constata que a causation medeia a relação entre identidades darwinianas e o bootstrapping relacionado ao pagamento, identidade social darwiniana e bootstrapping relacionado ao proprietário, identidade missionária e bootstrapping de utilização conjunta. Implicações práticas e sociais da pesquisa Ao explorar a influência da identidade social dos empreendedores nos comportamentos de bootstrapping e o efeito da mediação da lógica de tomada de decisão, este estudo pode ajudar os empreendedores a escolher comportamentos de bootstrapping adequados de acordo com sua identidade social correspondente. Contribuições Os resultados contribuem para a nossa compreensão dos fatores que impulsionam os comportamentos de bootstrapping de novos empreendimentos a partir da perspectiva da identidade social dos empreendedores e permitem uma forma mais rica e completa de explicar o comportamento de bootstrapping a partir da perspectiva da teoria da identidade. Os resultados também contribuem para a literatura sobre a relação entre identidade social dos empreendedores e comportamentos de bootstrapping, retratando e testando empiricamente os mecanismos de mediação da lógica de tomada de decisão neles.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose This article studies the impact of entrepreneurs’ social identities on bootstrapping behaviors, and the mediation effect of the decision-making logic. Theoretical framework This article uses the theory of social identity and the theory of effectuation as its theoretical approach. Design/methodology/approach We used regressions and structural equation modeling based on a survey of 365 newly-created firms in China’s Hangzhou Economic and Development Area (HEDA). Findings Our findings suggest that entrepreneurs who have a Darwinian identity prefer payment-related bootstrapping and owner-related bootstrapping, while those who have a missionary identity prefer joint-utilization bootstrapping. The empirical study also finds that causation mediates the relationship between Darwinian identities and payment-related bootstrapping, Darwinian identities and owner-related bootstrapping, and missionary identities and joint-utilization bootstrapping. Practical & social implications of research By exploring the influence of entrepreneurs’ social identity on bootstrapping behaviors and the mediation effect of the decision-making logic, this study might help entrepreneurs choose suitable bootstrapping behaviors according to their corresponding social identity. Originality/value The findings contribute to our understanding of factors that drive the bootstrapping behaviors of nascent ventures from the perspective of entrepreneurs’ social identity, and they provide a richer and more complete way of explaining bootstrapping behavior from the perspective of identity theory. The findings also contribute to the literature on the relationship between entrepreneurs’ social identity and bootstrapping behaviors by depicting and empirically testing the mediation mechanisms of the decision-making logic.
  • Compromisso com a Liberdade: A Luta dos Fãs pela Representatividade das Identidades Políticas Artigo

    Souza-Leão, André Luiz Maranhão de; Ferreira, Bruno Rafael Torres; Moura, Bruno Melo

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo O objetivo do presente estudo é investigar como os fãs se comportam em relação a uma maior introdução de identidades políticas na cultura pop. Referencial teórico A ideia do consumo como instrumento de construção da identidade, as crescentes discussões sobre identidades políticas e o surgimento da indústria do entretenimento como arena de resistência do consumidor estão associadas entre si. Metodologia A arqueogenealogia foucaultiana foi aplicada ao fórum online chamado TheForce.net. Resultados A militância e a afinidade foram identificadas como agências morais dos consumidores. Apesar de sua singularidade, elas demonstram compromisso com a liberdade e indicam como os fãs veem a representatividade das identidades políticas como uma luta contínua contra as forças ideológicas dominantes. Implicações práticas e sociais da pesquisa A análise e interpretação foucaultianas permitem discutir a articulação ética produzida pelos fãs como um compromisso social. É uma resposta cultural dos fãs à recente inserção da representatividade na indústria do entretenimento. Assim, a presente pesquisa fornece os fundamentos para pensar sobre as aplicações e consolidação potencial das produções éticas nas investigações da teoria da cultura do consumidor (CCT, na sigla em inglês). Contribuições A teoria de Foucault sobre a constituição do sujeito moral foi adotada para analisar o consumo como uma prática alinhada à crescente demanda por representatividade na indústria do entretenimento.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose The aim of the current study is to investigate how fans behave towards the greater introduction of political identities in pop culture. Theoretical framework The idea of consumption as an identity-building instrument, the growing discussions on political identities and the emergence of the entertainment industry as an arena for consumer resistance are associated with each other. Design/methodology/approach Foucauldian archeogenealogy was applied to the online forum called TheForce.net. Findings Militancy and sympathy were identified as moral agencies of consumers. Despite their uniqueness, they show commitment to freedom and indicate how fans see the representativeness of political identities as a continuous struggle vis-à-vis dominant ideological forces. Practical & social implications of research Foucauldian analysis and interpretation allow us to discuss the ethical articulation produced by fans as a social commitment. This is a fan culture response to the recent inclusion of representativeness in the entertainment industry. Thus, the current research provides the basis to think about the applications and potential consolidation of ethical productions in CCT investigations. Originality/Value Foucault’s theory about the constitution of the moral subject was adopted here to analyze consumption as a practice aligned to the growing demand for representativeness in the entertainment industry.
  • Explorando o Papel da Estrutura de Propriedade nas Decisões sobre Práticas de Responsabilidade Social Corporativa Voltadas aos Empregados Artigo

    Pinheiro, Bruno Goes; Soares, Romulo Alves; Abreu, Mônica Cavalcanti Sá de

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo Analisar o efeito de diferentes estruturas de propriedade sobre a responsabilidade social corporativa (RSC) voltada aos empregados. Referencial teórico A teoria da agência é utilizada para explicar que a estrutura de propriedade é capaz de alterar a intensidade da implementação das práticas de RSC voltadas aos empregados. Metodologia A amostra compreende empresas listadas na Brasil, Bolsa e Balcão (B3) entre 2010-2018. A coleta de dados utilizou como fonte o formulário de referência da B3, Economática® e CSRHub, e utiliza o método de regressão linear múltipla dos mínimos quadrados generalizados. Resultados O estudo identifica diferentes orientações estratégicas de acordo com a concentração acionária e a identidade do acionista controlador. As empresas familiares e estatais não parecem motivadas a desenvolver práticas de RSC voltadas para os empregados, ao passo que as empresas multinacionais assumem que essas práticas devem ser implementadas Implicações práticas e sociais da pesquisa A pesquisa contribui para a compreensão do comportamento de diferentes identidades de propriedade, o que pode levar a diferentes padrões de adoção de práticas de RSC voltadas aos empregados. Contribuições O estudo identificou diferentes orientações estratégicas de RSC, de acordo com a concentração acionária e a identidade do acionista controlador. Empresas familiares e estatais não parecem motivadas a desenvolver práticas de RSC voltadas aos empregados, ao passo que empresas multinacionais assumem a importância dessas práticas. Empresas com controle acionário institucional não apresentam um comportamento claramente definido em termos de RSC. Essas diferentes abordagens parecem mostrar que o caminho para uma abordagem proativa da RSC no Brasil mostra-se “longo e tortuoso”, especialmente em virtude dos incipientes mecanismos de governança corporativa.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose To analyze the effect of different ownership structures on employee-oriented corporate social responsibility (CSR). Theoretical framework Agency theory is adopted to explain how the ownership structure is capable of changing the intensity of implementation of CSR practices aimed at employees. Design/methodology/approach The sample comprises companies listed on the Brasil, Bolsa, Balcão (B3) between 2010 and 2018. The data collection used the reference form from the B3, Economática®, and CSRHub as sources, and the multiple linear regression method of generalized least squares. Findings The study identifies different strategic orientations according to ownership concentration and the identity of the controlling shareholder. Family and state-owned companies do not seem motivated to develop CSR practices aimed at employees, while multinational companies assume that these practices should be implemented. Practical & social implications of research The research contributes to understanding the behavior of different ownership identities, which can lead to different patterns of adoption of CSR practices aimed at employees. Originality/value The study identified different strategic CSR orientations, according to ownership concentration and the identity of the controlling shareholder. Family and state-owned companies do not seem motivated to develop CSR practices aimed at employees, while multinational companies assume the importance of these practices. Companies with institutional ownership do not have clearly defined behavior in terms of CSR. These different results seem to show that the path towards a proactive approach to CSR in Brazil is “long and tortuous,” especially due to the incipient mechanisms of corporate governance.
  • O Impacto da IFRS 15 na Qualidade dos Accruals e no Gerenciamento de Resultados das Empresas Brasileiras de Capital Aberto Artigo

    Souza, Paulo Vitor Souza de; Gonçalves, Rodrigo de Souza; Silva, César Augusto Tibúrcio

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo Verificar os efeitos da obrigatoriedade da nova norma sobre reconhecimento de receitas na qualidade dos accruals e gerenciamento de resultados em empresas brasileiras abertas listadas na B3. Referencial teórico Ao exigir maior julgamento e discricionariedade na avaliação das obrigações de desempenho das empresas, a IFRS15 pode fornecer maior espaço para a influência gerencial na qualidade dos lucros. Metodologia Foram utilizadas 305 companhias brasileiras com dados anuais, entre 2011 e 2021. Como proxies da qualidade, foram utilizados o modelo de qualidade dos accruals de Dechow e Dichev (2002) e o modelo de gerenciamento de resultados de Pae (2005). Foram estimados dois modelos por meio de regressões quantílicas para verificar se a nova norma possui efeito na qualidade dos lucros. Resultados Após adoção da norma, há evidências de redução na qualidade dos accruals, de empresas do setor de tecnologia, bem como aumento no gerenciamento de resultados de modo geral, em especial no setor de produtos industrializados. A partir da pesquisa é possível constatar que há evidências de que a IFRS 15 não trouxe melhorias na qualidade dos lucros em empresas brasileiras abertas. Implicações práticas e sociais da pesquisa Em razão do não alcance dos objetivos iniciais esperados pela implantação do IFRS 15 no Brasil, abre-se um sinal para que os normatizadores monitorem a evolução das implicações do uso dessa norma, buscando eventualmente aperfeiçoá-la na busca de alinhar o exercício de julgamento do gestor a práticas que melhorem a qualidade da informação contábil. Contribuições Este estudo fornece evidências que um novo padrão contábil resultou em uma redução na qualidade dos lucros reportados, contribuindo na formulação de mecanismos de aperfeiçoamento da aplicação da norma especialmente, nos setores mais afetados.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose To verify the effects of the mandatory nature of the new rule on revenue recognition on the quality of accruals and earnings management in publicly held Brazilian companies listed on the B3. Theoretical framework By requiring greater judgment and discretion in assessing companies' performance obligations, IFRS 15 can provide greater scope for managerial influence on earnings quality. Design/methodology/approach A total of 305 Brazilian companies were used with annual data covering 2011 to 2021. As proxies for quality, the accruals quality model by Dechow and Dichev (2002) and the earnings management model by Pae (2005) were used. In addition, two models were estimated using quantile regressions to verify whether the new standard affects earnings quality. Findings After the adoption of the standard, there is evidence of a reduction in the quality of accruals of companies in the technology sector and an increase in earnings management in general, especially in the industrialized products sector. From the research, it is possible to verify that there is evidence that IFRS 15 did not bring improvements in earnings quality in Brazilian public companies. Practical & social implications of research Due to the failure to achieve the initial objectives expected by the implementation of IFRS 15 in Brazil, standard setters should monitor the evolution of the implications of the use of this standard, eventually seeking to improve it in the search to align the exercise of manager judgment to practices that improve the quality of accounting information. Originality/value This study provides evidence that a new accounting standard resulted in a reduction in the quality of reported earnings, contributing to the formulation of mechanisms to improve the application of the standard, especially in the most affected sectors.
  • Comportamento Cooperativo e Compartilhamento de Conhecimento: Interação com a Gestão do Risco Artigo

    Mannes, Silvana; Beuren, Ilse Maria; Silva, Evelise Souza da

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo Este estudo analisa a influência do comportamento cooperativo e da gestão de risco organizacional no compartilhamento do conhecimento em cooperativas agropecuárias brasileiras. De forma complementar, analisa a interação da gestão de risco organizacional na relação entre comportamento cooperativo e compartilhamento do conhecimento. Referencial teórico A pesquisa tem como base a literatura sobre comportamento cooperativo, gestão de risco organizacional e compartilhamento do conhecimento com variáveis da literatura anterior. Metodologia Realizou-se uma pesquisa com gestores de níveis estratégicos em cooperativas agropecuárias brasileiras e a amostra é composta por 104 respostas válidas. Para testar as hipóteses, aplicou-se a técnica de modelagem de equações estruturais. Resultados Os resultados mostram que o comportamento cooperativo influencia positiva e significativamente a gestão de riscos e o compartilhamento do conhecimento. Entretanto, não se encontrou significância estatística na relação entre gestão de risco e compartilhamento do conhecimento. Isso indica que níveis mais elevados de comportamento cooperativo refletem em maior gestão de riscos, o que ajuda a mitigar riscos, e maior compartilhamento do conhecimento nas cooperativas pesquisadas. Implicações práticas e sociais da pesquisa A pesquisa apresenta novas informações sobre comportamento cooperativo e gestão de riscos no compartilhamento do conhecimento em cooperativas que fazem parte de alianças estratégicas. Como implicações práticas, destaca-se que o compartilhamento do conhecimento não deve ser percebido como um risco imediato, mas como inerente à cooperação e colaboração entre as partes. Contribuições Contribui para a literatura ao apresentar novas implicações do comportamento cooperativo e da gestão de riscos, percebidos como facilitadores do compartilhamento do conhecimento. Também pode orientar as cooperativas na sustentação de seus negócios, compartilhando conhecimentos e suas políticas em torno da gestão de riscos voltadas às estratégias organizacionais.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose This study analyzes the influence of cooperative behavior and organizational risk management on knowledge sharing in Brazilian agricultural cooperatives. Complementarily, it analyzes the interaction of organizational risk management in the relationship between cooperative behavior and knowledge sharing. Theoretical framework The research is based on the literature on cooperative behavior, organizational risk management, and knowledge sharing with variables derived from previous literature. Design/methodology/approach A survey was conducted with strategic level managers in Brazilian agricultural cooperatives, with the sample being composed of 104 valid responses. To test the hypotheses, the structural equation modeling technique was applied. Findings The results show that cooperative behavior positively and significantly influences risk management and knowledge sharing; however, no statistical significance was found in the relationship between risk management and knowledge sharing. This indicates that higher levels of cooperative behavior are reflected in greater risk management, which helps to mitigate risks, and in greater knowledge sharing in the cooperatives studied. Practical & social implications of research It presents new information relating to cooperative behavior and risk management in knowledge sharing in cooperatives that integrate strategic alliances. As practical implications, it is highlighted that knowledge sharing should not be perceived as an immediate risk, but as being inherent to cooperation and collaboration between parties. Originality/value It contributes to the literature by presenting new implications of cooperative behavior and risk management, perceived as enablers of knowledge sharing.
  • A Influência do Ciclo de Vida Organizacional na Violação de Covenants Financeiros Artigo

    Oliveira, Willams da Conceição de; Monte-Mor, Danilo Soares

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo Investigar como os estágios do ciclo de vida organizacional influenciam a probabilidade de violação dos covenants financeiros. Referencial teórico Empresas em diferentes estágios do ciclo de vida organizacional têm diferentes incentivos para se posicionar em termos de lucratividade, investimento, distribuição de dividendos, crescimento de vendas, endividamento, planejamento estratégico, divulgação de informações e qualidade dos lucros, bem como aqueles fatores que estão diretamente relacionados à inclusão e violação de covenants financeiros nos contratos de dívida. Metodologia Foram utilizadas 1.328 observações de 197 empresas brasileiras não financeiras listadas na B3 no período de 2010 a 2018. Os dados contábeis foram coletados do banco de dados Economatica e as informações sobre covenants financeiros foram obtidas por meio da análise de mais de 2.400 notas explicativas societárias. Regressões logísticas foram usadas para analisar os resultados com os dados organizados por ano. Resultados Os resultados demonstram que as empresas maduras são menos propensas a violar um limite estipulado por um covenant financeiro em um contrato de dívida do que empresas em outros estágios, ou seja, os estágios de introdução, crescimento, turbulência ou declínio. Implicações práticas e sociais da pesquisa Em termos regulatórios, os resultados apresentados reforçam a necessidade de revisão do CPC 26 (R1), tornando obrigatória a publicação dos limites de covenants nas notas explicativas societárias. Contribuições Esses resultados complementam a literatura ao apresentar evidências de que não são apenas as fases de turbulência e declínio que apresentam riscos operacionais que podem culminar em aumento da probabilidade de violação de covenants financeiros, e que as fases inicial e de crescimento também apresentam riscos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose To investigate how the stages of the organizational life cycle influence the probability of violation of financial covenants. Theoretical framework Companies in different stages of the organizational life cycle present different incentives when assuming a position regarding profitability, investment, dividend distribution, the evolution of sales, indebtedness, strategic planning, information disclosure, and earnings quality, and these factors are directly related with the inclusion and violation of financial covenants in debt contracts. Design/methodology/approach We used 1,328 observations of 197 non-financial Brazilian companies listed on the B3 in the period from 2010 to 2018. The accounting data were collected from the Economatica database and the financial covenant information was obtained from analyzing more than 2,400 company footnotes. To analyze the results, we used logistic regressions with year-controlled data. Findings The results highlight that companies in the maturity stage present a lower probability of violating some limit stipulated in the financial covenants in their debt contracts than companies in the other stages, that is, introduction, growth, turbulence, or decline. Practical & social implications of research In regulatory terms, the results presented further reinforce the need to revise CPC 26 (R1), making it obligatory to disclose the limits of restrictive clauses in explanatory notes for corporations. Originality/value These results extend the literature by presenting evidence that it is not only the turbulence and decline phases that cause operational risks that can culminate in an increased probability of violation of financial covenants, but also the initial introduction and growth phases of companies.
  • Comportamento dos Custos nos Governos Locais sob a Ótica da Teoria das Finanças Públicas Artigo

    Fabre, Valkyrie Vieira; Borgert, Altair

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo Esta pesquisa analisou de forma inédita o comportamento dos custos nos governos locais, visto que a literatura atual é incipiente e o fenômeno cost stickiness ainda gera dúvidas sobre sua aplicação ao setor público puro. Referencial teórico O estudo aborda os cost stickiness sob a ótica da teoria das finanças públicas. Metodologia É uma pesquisa inédita, exploratória, que utiliza estatística robusta de regressão de dados em painel. Analisaram-se 295 governos locais no sul do Brasil ao longo de um período de 16 anos, resultando em 141.600 observações. Resultados Todos os 32 modelos analisados apresentaram comportamento assimétrico de custos públicos, com 75% sendo caracterizados como cost stickiness (47%, sticky, e 28%, anti-sticky) e 25% como reverse cost (um novo fenômeno identificado, típico do setor público, mas que pode ocorrer no setor privado). Implicações práticas e sociais da pesquisa As principais contribuições teóricas e práticas são: I) comprovação de que a abordagem contemporânea do comportamento dos custos se aplica ao setor público puro; II) comprovação de que o equilíbrio orçamentário, preceito fundamental da TFP, não se aplica na prática; e III) identificação de um novo fenômeno, que amplia a classificação teórica do comportamento dos custos consolidada na abordagem contábil contemporânea, que pode auxiliar os gestores no planejamento das ações públicas. Contribuições A principal contribuição é a identificação de um novo fenômeno, denominado reverse cost, ampliando a classificação teórica do comportamento dos custos consolidada na abordagem contábil contemporânea.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose This research aims to analyze in an unprecedented way the behavior of costs in local government, since the current literature is incipient and there are still doubts about the application of the cost stickiness phenomenon to the pure public sector. Theoretical framework The study approaches cost stickiness from the Theory of Public Finance perspective. Design/methodology/approach This is an unprecedented, exploratory study with robust panel data regression statistics. We analyzed 295 local governments in southern Brazil over a 16-year period, resulting in 141,600 observations. Findings All 32 models analyzed showed asymmetric behavior of public costs, with 75% being characterized as cost stickiness (47% sticky and 28% anti-sticky) and 25% as reverse cost (a new phenomenon identified, typical of the public sector, but which can also occur in the private sector). Practical & social implications of research The main theoretical and practical contributions are: I) proof that the contemporary approach to cost behavior applies to the pure public sector; II) proof that budget balance, a fundamental precept of the TFP, does not apply in practice; and III) identification of a new phenomenon, expanding the theoretical classification of cost behavior consolidated in the contemporary accounting approach, which can help managers in planning public actions. Originality/value The main contribution is the identification of a new phenomenon, called reverse cost, expanding the theoretical classification of cost behavior consolidated in the contemporary accounting approach.
  • Gestão de Crédito Comercial e Assimetria da Informação em Pequenas e Médias Empresas em um Mercado Emergente Artigo

    Mendes-Da-Silva, Wesley; Ermel, Marcelo Daniel Araujo

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo Este estudo explora as condições de crédito comercial por meio de seu potencial para reduzir a assimetria da informação entre compradores e vendedores em um contexto de mercado emergente. Referencial teórico A linha teórica testada empiricamente neste artigo concentra-se na assimetria da informação entre empresas vendedoras e seus clientes compradores. Metodologia Com base em pesquisa (survey) com os CFOs de mais de 300 PMEs que atuam no Brasil, usamos regressões lineares e logit para testar nossas hipóteses. Resultados Os resultados apontam para evidências de uma variação considerável nas políticas e práticas, e para o fato de que parte da variação pode ser explicada em função das características da empresa. Identifica-se, ainda, sustentação para uma série de hipóteses baseadas em argumentos sobre formas de resolver a assimetria da informação entre compradores e vendedores, bem como a discriminação de preços. Implicações práticas e sociais da pesquisa Os empreendedores podem se beneficiar dos resultados deste estudo para gerenciar a assimetria da informação, além de estabelecer adequadamente os prazos de crédito. Contribuições O período de crédito permite que os compradores reduzam as incertezas quanto à qualidade do produto antes de efetuarem o pagamento e que os vendedores resolvam quaisquer incertezas que possam ter sobre as intenções de pagamento do comprador. Esse fenômeno, no entanto, é sensível a questões do ambiente institucional e, segundo evidências empíricas, pouco se sabe sobre as pequenas e médias empresas (PMEs) que atuam em mercados emergentes, que se caracterizam por sua incerteza e assimetria da informação.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose This study explores trade credit conditions by way of their potential for reducing information asymmetry between buyers and sellers in an emerging market context. Theoretical framework The theoretical line tested empirically in this article focuses on the information asymmetry between selling companies and their buying customers. Design/methodology/approach Based on a survey among the CFOs of more than 300 SMEs that operate in Brazil we use linear and logit regressions to test our hypotheses. Findings The results point to evidence of a considerable variation in policies and practices, and to the fact that part of the variation can be explained in terms of the characteristics of the firm. Support is also identified for a series of hypotheses based on arguments about ways of resolving information asymmetry between buyers and sellers, as well as price discrimination. Practical & social implications of research Entrepreneurs can benefit from the results of this study to manage information asymmetry, as well as to properly establish credit terms. Originality/value The credit period allows buyers to reduce uncertainties as to the quality of the product before they pay, and sellers can settle any uncertainties they might have about the buyer’s payment intentions. This phenomenon, however, is sensitive to institutional environment issues, and according to the empirical evidence little is known about small and medium-sized enterprises (SMEs) operating in emerging markets, which are characterized by their information uncertainty and asymmetry.
  • Práticas de Gestão de Pessoas, Inovação Gerencial e Perfis de Comprometimento Organizacional Artigo

    Montenegro, Adauto de Vasconcelos; Pinho, Ana Paula Moreno; Tupinambá, Antonio Caubi Ribeiro

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo Este estudo teve como objetivo investigar se a inovação gerencial e as práticas de gestão de pessoas voltadas à inovação atuam como antecedentes de perfis de comprometimento organizacional. Referencial teórico Para a investigação do comprometimento organizacional, utilizaram-se o modelo de três dimensões (TCM) (Meyer & Allen, 1991) e a abordagem de perfis de comprometimento (Meyer, Stanley & Parfyonova, 2012). Para a investigação da inovação gerencial e práticas de gestão de pessoas voltadas à inovação, consideraram-se as contribuições de Laursen e Foss (2011) e Lopes (2017), além de outros estudos da literatura nacional e internacional. Metodologia Trata-se de uma pesquisa quantitativa, explicativa e de campo, que utilizou um questionário sociodemográfico e escalas Likert, com amostra de 470 trabalhadores. O campo de pesquisa consistiu em duas universidades federais, em dez campi, localizadas no nordeste brasileiro. Para a análise dos dados, utilizaram-se a estatística descritiva, a análise fatorial exploratória, a análise de perfil latente e regressões logísticas binárias. Resultados Identificaram-se quatro perfis de comprometimento organizacional: descomprometidos; comprometidos de combinação afetivo-continuação; moderados; e comprometidos afetivamente. Apenas as práticas de delegação e incentivos tangíveis e intangíveis atuaram como antecedentes para determinados perfis. Implicações práticas e sociais da pesquisa As principais contribuições teóricas foram: o delineamento de perfis de comprometimento organizacional e o destaque das práticas de gestão de pessoas voltadas à inovação com poder preditivo em relação a tais perfis, o que pode sugerir, para a gestão, o fortalecimento de práticas voltadas à inovação que promovam o comprometimento dos trabalhadores nas universidades públicas. Contribuições A originalidade da pesquisa consiste em abordar perfis de comprometimento organizacional, articulando-os à inovação gerencial e práticas de gestão de pessoas voltadas à inovação, que busca contribuir para o preenchimento de lacunas de pesquisa em nível nacional.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose This study aimed to investigate whether managerial innovation and people management practices focused on innovation act as antecedents of organizational commitment profiles. Theoretical framework For the investigation of organizational commitment, we used the three-component model (TCM) (Meyer & Allen, 1991) and the commitment profiles approach (Meyer, Stanley, & Parfyonova, 2012). For the investigation of managerial innovation and people management practices focused on innovation, we considered the contributions of Laursen and Foss (2011) and Lopes (2017), as well as other studies from the national and international literature. Design/methodology/approach This is quantitative, explanatory field research, using a sociodemographic questionnaire and Likert scales, with a sample of 470 workers. The research field was composed of two federal universities, on 10 campuses, located in the Brazilian northeast. For the data analysis, we used descriptive statistics, exploratory factor analysis, latent profile analysis, and binary logistic regressions. Findings We identified four organizational commitment profiles: strongly uncommitted; moderately committed; committed; and uncommitted. Only the delegation and tangible and intangible incentives practices acted as antecedents for certain profiles. Practical & social implications of research The main theoretical contributions were the outlining of organizational commitment profiles and highlighting of people management practices focused on innovation with predictive power in relation to such profiles, which may suggest, for management, the strengthening of practices focused on innovation that promote workers’ commitment at public universities. Originality/value The originality of the research lies in it addressing organizational commitment profiles, connecting them with managerial innovation and people management practices focused on innovation, which seeks to contribute to overcoming the research gaps at a national level.
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