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Revista Brasileira de Gestão de Negócios, Volume: 20, Número: 1, Publicado: 2018
  • O efeito mediador da transparência na relação entre responsabilidade social corporativa e reputação corporativa Artigo

    Baraibar-Diez, Elisa; Sotorrío, Ladislao Luna

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: Este estudo procura lançar luz sobre a relação entre a implementação de ações de responsabilidade social corporativa (RSC) e a criação de reputação corporativa. Avançamos e nos perguntamos qual é o papel da transparência - um passo além da divulgação - nessa relação. Metodologia: Um modelo de equações estruturais usando o pacote estatístico lavaan em R é aplicado a 22 empresas espanholas no período de 2002 a 2015. Resultados: O modelo proposto mostra que a transparência atua como mediadora entre a responsabilidade social corporativa e a reputação corporativa. Contribuições: Este artigo destaca a importância da transparência para além da divulgação, uma vez que a informação deve atender a determinados critérios, tais como relevância, compreensão e pontualidade. Uma nova medida para transparência analisou seu efeito mediador na relação entre responsabilidade social corporativa e reputação corporativa.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: This study attempts to shed light on the relationship between the implementation of corporate social responsibility (CSR) actions and the creation of corporate reputation. We go further and wonder which is the role of transparency - a step beyond disclosure - in that relationship. Design/methodology/approach: A structural equations model using the statistical package lavaan in R is applied to 22 Spanish listed companies during the period 2002-2015. Findings: The proposed model shows that transparency mediates the path between corporate social responsibility and corporate reputation. Originality/value: This paper highlights the importance of transparency beyond disclosure since information aims to meet certain criteria such as relevance, understandability and timeliness. A new measurement for transparency analyzed its mediating effect in the relationship between corporate social responsibility and corporate reputation.
  • Consumidores em rede social: a percepção da qualidade do vestuário por gênero Artigo

    Castelo, José Sarto Freire; Cabral, José Ednilson de Oliveira

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: O objetivo geral deste artigo é avaliar os atributos determinantes da percepção da qualidade do vestuário pelos usuários de uma rede social e verificar se existem diferenças de avaliação desses determinantes entre os gêneros. Metodologia: Para atingir o objetivo, foi realizada uma pesquisa com uma amostra de 295 consumidores. Todos os participantes, independentemente do sexo, foram solicitados a acessar o link do site SurveyMonkey e a responder os fatores relacionados à qualidade do vestuário para homens e mulheres. A análise dos dados foi realizada utilizando estatística descritiva e análise de variância (ANOVA). Resultados: Os principais resultados mostram que 1) a avaliação geral dos consumidores de vestuários sobre a importância de levar em consideração os atributos de qualidade no processo de tomada de decisão na aquisição de vestuário é bastante alta, especialmente para as mulheres em relação à roupa masculina; 2) as mulheres apresentam uma percepção superior aos homens em relação à avaliação dos atributos de qualidade tanto da roupa feminina quanto da roupa masculina; e 3) os consumidores de vestuários, em particular os consumidores de produtos para mulheres, consideram apenas a compra de tais produtos se apresentam, em particular, estilo, qualidade de tecido e preço justo. Contribuições: Esta pesquisa preenche algumas lacunas teóricas e metodológicas no que diz respeito à ênfase nas diferenças de gênero na avaliação da qualidade do vestuário. Isso está de acordo com as conclusões de pesquisa de qualidade feitas há muito tempo, como Olson & Jacoby’s (1972), que as descobertas são específicas para o tipo de produto e/ou consumidor investigado. Portanto, as generalizações além do produto ou os consumidores examinados são de validade duvidosa.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: The general objective of this paper is to evaluate the determinant attributes of the perception of clothing quality by the users of a social network and to verify if there are any differences of evaluation of these determinants between genders. Design/methodology/approach: To achieve the objective, a survey was conducted with a sample of 295 consumers. All participants, regardless of gender, were asked to access the SurveyMonkey site link and to answer the questions regarding the quality of clothing for both men and women. Data analysis was performed using descriptive statistics and variance analysis (ANOVA). Findings: The main results show that: 1. The consumers of garments regard as highly important to take into consideration quality attributes when deciding to buy clothes, especially for women in relation to menswear; 2. Women has a higher perception than men as for the evaluation of the quality attributes of both women’s wear and menswear; and, 3. Clothing consumers, in particular consumers of women’s products, only consider to purchase such products if they have, in particular, style, fabric quality and fair price. Originality/value: This research filled in some theoretical and methodological gaps with regard to giving emphasis to gender differences in clothing quality assessment. This is in line with the conclusions of quality research conducted long ago, such as Olson & Jacoby’s (1972), which findings are specific to the type of product and/or consumer investigated. Therefore, generalizations beyond the product or the consumers examined are of dubious validity.
  • Cultura organizacional e marketing de relacionamento: uma perspectiva interorganizacional Artigo

    Larentis, Fabiano; Antonello, Claudia Simone; Slongo, Luiz Antonio

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: Este estudo analisa a contribuição dos relacionamentos interorganizacionais entre fornecedores e clientes às mudanças culturais organizacionais. Metodologia: Realizou-se um estudo qualitativo de casos múltiplos em dois canais de marketing, por meio de entrevistas em profundidade, observação e análise de dados com base na grounded theory. Resultados: Identificou-se a importância da confiança, do comprometimento, da cooperação e dos processos de aprendizagem nas mudanças culturais organizacionais e na redução dos conflitos de papel dos boundary spanners, assim como o papel da rotatividade de pessoal em enfraquecer essas dimensões e respectivas relações. Contribuições: Evidenciou-se o desenvolvimento de uma cultura interorganizacional, como um sistema de símbolos e significados compartilhados por grupos ou indivíduos de diferentes organizações, em uma base transitória, com o predomínio da perspectiva cultural da fragmentação. É uma cultura originada dos relacionamentos através da intersecção de culturas, ou seja, uma cultura das fronteiras.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: This paper aimed to analyze the contribution of interorganizational relationships, specifically between suppliers and clients, to organizational cultural changes. Design/methodology/approach: A qualitative multiple case study in two marketing channels was performed, through in-depth interviews, observation and data analysis based on grounded theory. Findings: The contribution of trust, commitment, cooperation and learning processes has been identified in the organizational cultural changes and in the reduction of the role conflicts of the boundary spanners. Also, the role of employee turnover to weaken these dimensions and respective relations has been noticed. Originality/value: The development of an interorganizational culture has been evidenced, as a system of symbols and meanings shared by groups or individuals from different organizations, on a transitional basis, with the predominance of the cultural perspective of fragmentation. It is a culture originated from relationships through intersections of cultures, a culture of boundaries.
  • Efeitos das recomendações de líderes de opinião em mídias sociais sobre a intenção de compra de seus seguidores Artigo

    Nunes, Renata Huhn; Ferreira, Jorge Brantes; Freitas, Angilberto Sabino de; Ramos, Fernanda Leão

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: O objetivo deste estudo é investigar como o consumidor é influenciado em sua intenção de compra após ter acesso, em mídias sociais virtuais, a mensagens com capacidade de persuasão passadas por líderes de opinião digitais. Metodologia: Coleta de dados via questionário digital (survey) e análise de dados via modelagem de equações estruturais. Resultados: Observou-se que um líder de opinião digital capaz de gerar mensagens persuasivas consegue mudar a atitude de seus seguidores e fazer que aceitem a informação fornecida, influenciando a intenção de compra dos produtos avaliados. Contribuições: Os resultados apontam que foi possível verificar a relação direta e positiva entre a capacidade de persuasão de uma mensagem e a aceitação da informação contida nessa mensagem e entre a mensagem persuasiva e a mudança de atitude em relação à compra do bem avaliado por ela. Isso realça a relevância desses líderes de opinião para a definição de estratégias de marketing pelas empresas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: The objective of this study is to investigate how consumers are influenced in their intention to buy after having access - within social media - to persuasive messages sent out by digital opinion leaders. Design/methodology/approach: Data collection carried out via survey and data analysis carried out with the use of structural equation modeling. Findings: Digital opinion leaders capable of generating persuasive messages can change the attitudes of followers and make them accept the information provided, influencing their intention to buy evaluated products. Originality/value: The results show that it was possible to verify the direct and positive relationship between the persuasiveness of a message and the acceptance of the information contained in this message, while also indicating a significant relationship between the persuasiveness of the message and attitude change in relation to the purchase of goods evaluated by it. This highlights the relevance of these digital opinion leaders to the definition of marketing strategies by companies.
  • Gestão de crise de marca: o uso de informações para prevenção, identificação e gestão Artigo

    Salvador, Alexandre Borba; Ikeda, Ana Akemi

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: Compreender, pela perspectiva gerencial, o uso de informações na gestão de crise de marca nos momentos de prevenção, identificação e gestão. Metodologia: Este artigo é fruto de estudo exploratório e qualitativo. Os dados primários foram levantados por meio de entrevistas em profundidade com executivos de marketing e especialistas em gestão de crise. Resultados: Concluiu-se que os gestores utilizam as informações de forma bastante distinta e, considerando-se a posse de informação e a atitude na tomada de decisão, reconheceram-se quatro grupos de gestores de crise. Contribuições: De forma a contribuir para a ampliação do conhecimento acadêmico no campo da administração de marketing e gestão de crise de marca, este estudo apresentou os cruzamentos de três diferentes áreas (sistemas de informações, gestão de crise de marca e desenvolvimento organizacional) para estruturar o conhecimento de gestão de crise de marca. Sob a perspectiva gerencial, algumas crises poderiam ser evitadas com monitoramento das informações internas e externas e identificação de problemas em estágios iniciais. Pela perspectiva social, a redução dos casos de crise de marca afeta de forma positiva a sociedade como um todo (organizações e pessoas).

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: To understand, from the management perspective, the use of information on brand crisis management in moments involving prevention, identification and management. Design/methodology/approach: This article is the result of an exploratory, qualitative study. Primary data was collected through interviews with marketing executives and crisis management specialists. Findings: We concluded that managers use information in very different ways, and, taking possession of information and decision-making attitudes into account, four groups of crisis managers were found. Originality/value: In order to contribute to the expansion of academic knowledge in the field of marketing administration and brand crisis management, this study presented the crossing of three different fields (information systems, brand crisis management and organizational development) to structure knowledge concerning brand crisis management. From the managerial perspective, certain crises could be avoided by monitoring internal and external information, and by identifying problems in their early stages. From the social perspective, reducing brand crisis cases positively affects society as a whole (organizations and individuals).
  • Aspectos da qualidade da informação contábil no contexto internacional Artigo

    Mazzioni, Sady; Klann, Roberto Carlos

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: Analisar como as características do ambiente de negócios provocam diferenças na qualidade das informações contábeis no contexto internacional. Metodologia: Pesquisa descritiva com abordagem quantitativa. Coleta documental na base de dados Thomson Datastream Index Service em uma amostra de 1.406 empresas localizadas em 12 países, no período de 2005 a 2012. Resultados: As empresas localizadas em países com menor carga tributária, ambiente legal mais forte, maior índice de desenvolvimento econômico e financeiro, de origem legal common law e com maior grau de internacionalização apresentaram médias mais elevadas e com diferenças significativas no ranking agregado da qualidade da informação contábil. O tipo de padrão contábil utilizado também influenciou o posicionamento no ranking agregado da qualidade da informação contábil Contribuições: A interação das empresas com mercados externos provoca influência nas escolhas das políticas contábeis. As características ambientais dos países, relacionadas com a transparência, natureza econômica, ambiente legal e tributário, conduzem a níveis diferenciados na qualidade da informação contábil reportada pelas empresas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: Analyze how the characteristics of the business environment generates differences in the quality of accounting information in the international context. Design/methodology/approach: Descriptive research with a quantitative approach. Documentation collection in the Thomson Datastream Index Service database in a sample of 1,406 companies located in twelve countries, from 2005 to 2012. Findings: Companies located in countries with lower tax burden, stronger legal environment, greater economic and financial development index, common law legal origin and higher degree of internationalization presented higher averages and significant differences in the aggregate ranking of the quality of accounting information. The type of standard accounting used also influenced the position in the aggregate ranking of the accounting information quality. Originality/value: The interaction of companies with external markets influences the choices of accounting policies. The countries’ environmental characteristics, related to transparency, economic nature, legal and tax environment, lead to various levels of the quality of accounting information reported by companies.
  • Fatores críticos de sucesso para adoção de Big Data no varejo virtual: estudo de caso do Magazine Luiza Artigo

    Félix, Bruno Muniz; Tavares, Elaine; Cavalcante, Ney Wagner Freitas

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: O objetivo desta pesquisa foi identificar fatores críticos de sucesso para adoção de Big Data no varejo virtual, por meio de um estudo do caso do Magazine Luiza. O uso de Big Data, no caso em análise, teve como foco o aprimoramento de seu sistema de recomendações para melhor compreensão do comportamento do consumidor. Metodologia: O estudo do caso se deu por meio de entrevistas, observação do sistema de recomendação de compras e análises de apresentações institucionais do projeto Bob. Um roteiro de entrevista semiestruturado foi utilizado nas entrevistas. Resultados: Mediante os resultados apresentados, traçamos algumas proposições relacionadas às oportunidades e barreiras para a implementação de Big Data no varejo virtual no Brasil. Algumas dessas proposições se alinham ao que a literatura, principalmente de BI, já vinha discutindo. De qualquer forma, elas ainda precisam ser discutidas no contexto do Big Data. Contribuições: A principal contribuição da pesquisa foi a identificação de fatores relevantes para a adoção de Big Data que não eram apontados como críticos para a adoção de tecnologias anteriores.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: - The objective of this research was to identify critical success factors for the adoption of Big Data in the virtual retail, through a case study of Magazine Luiza. The use of Big Data, in this case, focused on improving its system of recommendations for a better understanding of consumer behavior. Design/methodology/approach: The case study was done through interviews, observation of the shopping recommendation system and analyzes of institutional presentations of the Bob project. A semi-structured interview script was used in the interviews. Findings: Based on the results, we outline some propositions related to the opportunities and obstacles for the implementation of Big Data in the virtual retail in Brazil. Some of these propositions are in line with what literature, especially BI, has been discussing. However, they still need to be discussed in the context of Big Data. Originality/value: The main contribution of the research was the identification of relevant factors to the adoption of Big Data that were not considered as critical for the adoption of previous technologies.
  • Conceito de inovação no mercado de baixa renda Artigo

    Nogami, Vitor Koki da Costa; Vieira, Francisco Giovanni David; Veloso, Andres Rodriguez

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: Investigar o conceito e a adoção da inovação no mercado de baixa renda. Metodologia: Quatro estudos diferentes foram realizados: primeiro, uma pesquisa Delphi, com 126 professores de marketing e inovação de programas de pós-graduação; segundo, entrevistas com 13 profissionais, de assistência técnica e gerentes varejistas; terceiro, dois grupos focais com os consumidores de baixa renda; e quarto, pesquisa de levantamento com 390 entrevistados. Resultados: Os resultados indicam que as inovações no mercado de baixa renda são caracterizadas principalmente por adaptações e ajustes nos produtos, com ênfase nas inovações incrementais, não nas radicais. Adicionalmente, a adoção da inovação nesse contexto se caracteriza como tardia, não inicial. Contribuições: Em termos de contribuição teórica, o presente artigo revela como o conceito de inovação é construído no mercado de baixa renda. A partir de uma perspectiva construída coletivamente com informações de diferentes agentes de mercado (indústria, varejo e consumidores), os resultados se tornam robustos para compreender o fenômeno. Adicionalmente, além dos diferentes agentes, diferentes métodos de coleta e análise também foram utilizados no intuito de potencializar os resultados. Essa contribuição coletiva, fundamentada teoricamente na literatura de construção social, entrevistando diferentes agentes de mercado e usando diferentes abordagens metodológicas, potencializaram sinergicamente o desenvolvimento do artigo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: Investigate the concept and the adoption of innovation in the low-income market. Design/methodology/approach: Four different studies were conducted. First, a Delphi study with 126 Marketing and Innovation professors from graduate programs. Second, interviews with 13 professionals, technical assistance professionals and retail managers. Third, two focus groups with low-income consumers. Fourth, survey with 390 respondents. Findings: The results indicate that innovations in the low-income markets are mainly characterized by adaptations and adjustments in products, with emphasis on incremental innovations, not radical. In addition, the adoption of innovation in this context is characterized as late, not initial. Originality/value: In terms of theoretical contributions, the present study reveals how the concept of innovation is built in the low-income market. From a perspective collectively constructed with information from different market agents (industry, retail and consumers), research findings become robust to understanding a phenomenon. Moreover, in addition to different market agents, different methods of data collection and analysis were also used, further enriching the results. This collective contribution, based theoretically on a literature of social construction, interviewing different market agents and using different methodological approaches, synergistically potentiated the development of this paper.
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