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Revista Brasileira de Gestão de Negócios, Volume: 17, Número: 57, Publicado: 2015
  • Percepção de valor, atratividade e intenção de compra: revisitando as técnicas de promoção de vendas Artigo

    Santini, Fernando de Oliveira; Ladeira, Wagner Júnior; Sampaio, Cláudio Hoffmann; Falcão, Clécio Araújo

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: O presente artigo tem como objetivo avaliar os efeitos moderadores do tipo de promoção de vendas nas relações entre valor percebido, atratividade e intenção de compra. Método: Realizou-se um experimento com 1.161 respondentes. Foram analisadas as relações diretas entre valor percebido (utilitário e hedônico) na formação da atratividade da promoção, assim como a relação da atratividade com a intenção de compra de um produto em promoção. Por fim, foram verificados os efeitos moderadores do tipo de promoção nas relações do modelo. Fundamentação teórica: Existem dois tipos de promoção de vendas: monetárias e não monetárias. Acadêmicos e profissionais de marketing mencionam que os tipos de promoções têm propósitos e consequências diferentes. As monetárias são mais focadas no curto prazo (fortalecem as políticas de desconto), já as não monetárias, no longo prazo (fortalecem a marca). Resultados: Detectou-se que a promoção de vendas monetária impacta com mais força a intenção de compra do consumidor. Notou-se um efeito moderador significativo entre o tipo de promoção de vendas e as relações hipotetizadas. Contribuições: O estudo contribuiu para preencher lacunas identificadas na literatura como a investigação de fatores moderadores que podem potencializar ou minimizar o impacto da promoção de vendas no comportamento do consumidor, a investigação de ações de marketing que podem se relacionar positivamente com a percepção hedônica e utilitária de um produto, além da análise sobre possíveis elementos que podem alterar uma percepção de atratividade sobre uma campanha promocional.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: This paper aims to assess the moderating effects of the type of sales promotion on the relationship between perceived value, attractiveness and purchase intention. Design/methodology/approach: An experiment was carried out with 1161 respondents. We examined the direct relationship of perceived value (utility and hedonic) with the formation of promotion attractiveness. We then analyzed the relationship between attractiveness and the intention of buying a product on sale. Finally, we observed the moderating effects of the type of promotion on the model relationships. Findings: We found that sales promotions impact consumer purchase intent. There was a significant moderating effect between the type of sales promotion and the hypothesized relationships. Practical implications: The study helped to fill gaps identified in literature with the investigation of moderating factors that may maximize or minimize sales promotions impact on consumer behavior. In addition, this study also researched marketing actions that can be positively related to the hedonic and utilitarian perception of a product. Moreover, this study also analyzed possible elements that may alter the perception of attractiveness of a promotional campaign. Originality/value: In the managerial context, the study aimed to contribute with new subsidies to managers, in order to optimize their promotional campaigns planning and execution, since decisions still tend to be made based on manager intuition instead of on scientific aspects.
  • Valor de marca-país: uma comparação entre Estados Unidos e China Artigo

    Queiroz, Lívia de; Giraldi, Janaina de Moura Engracia

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: Este artigo objetiva identificar quais são as diferenças entre os valores das marcas-país dos Estados Unidos e da China. Método: A pesquisa foi descritiva e quantitativa, com o método de levantamento por meio de questionário autoadministrado junto a 386 respondentes brasileiros, estudantes de uma faculdade pública do estado de São Paulo. Fundamentação teórica: As técnicas de marketing e de marca podem ser aplicadas a uma nação, sendo possível melhorar a posição competitiva do país no mercado internacional. Os estudos sobre valor de marca-país são recentes e não há um consenso na literatura sobre a natureza deste valor. Resultados: Verificou-se que o valor da marca-país dos Estados Unidos é maior do que o valor da marca-país da China; em todas as dimensões, os Estados Unidos obtiveram médias superiores às da China, assim como no valor global. Contribuições: Os resultados representam uma contribuição aos estudos sobre o valor da marca-país, que são novos e escassos. Do ponto de vista prático, os resultados podem ser utilizados como fonte de informação em projetos e ações de marketing internacional de países que possuem indústrias automotivas, de países que já investiram ou que querem investir, no Brasil, nas indústrias do setor automotivo, e de países exportadores de carros para o Brasil.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: This article aims to identify differences between country brand equities in the USA and China. Design/methodology/approach: The research was descriptive and quantitative, using as survey method self-administered questionnaires applied to 386 Brazilian respondents who are students from a public university in the Brazilian state of São Paulo. Theoretical foundations: Marketing and brand techniques may be applied to countries, and it is even possible to improve a country’s competitive position in the global market in this way. Research about the value of country brand equities is recent and there is no consensus in literature concerning the nature of this value. Findings: We found that the USA’s country brand equity is greater than China’s; the USA presented higher averages than China in all dimensions as well as in the global value. Contributions: The results represent a contribution to studies about country brand equity, which are new and scarce. From a practical point of view, the results may be used as a source of information in projects and international marketing activities by countries that possess automotive industries; by countries that have invested or want to invest in Brazil, in its automotive industry; and by countries that export cars to Brazil.
  • Modelo de suscetibilidade para a cultura de consumo global Artigo

    Hernani-Merino, Martín; Mazzon, José Afonso; Isabella, Giuliana

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: Visto que encontrar similaridades entre as culturas é um ponto importante para se definir produtos globais, o presente artigo propõe um modelo para caracterizar e verificar o impacto dos traços latentes da suscetibilidade para a cultura de consumo global (SCCG) de consumidores globais na aquisição de marcas globais. Método: Amplo levantamento e análise na literatura de temas relacionados às características de consumo global. Fundamentação teórica: A literatura revisada, integrada em um modelo de SCCG com sete dimensões - conformidade com a tendência de consumo, responsabilidade social, percepção de qualidade, prestígio social, credibilidade da marca, risco percebido e custo de informação armazenada -, que pode influenciar a intenção de compra. Resultados: Como resultado propõe-se um modelo teórico integrativo das dimensões que fazem parte da suscetibilidade para a cultura de consumo global que levam o consumidor a adquirir marcas de presença global. O modelo proposto envolveu sete construtos que influenciam a SCCG. Por fim, incluiu-se a intenção de compra, que é o resultado decorrente da suscetibilidade. Contribuições: O modelo proposto possibilita atingir uma compreensão de por que os consumidores tendem a comprar e consumir marcas globais. Com o modelo é possível estudar com profundidade as diferenças individuais no que tange a preferências pessoais por marcas como símbolos e significados globais. Há ainda contribuição para os gestores internacionais, para elaborarem estratégias de global branding e de posicionamento nos diferentes mercados globais onde a marca global é comercializada.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: Since finding simililarities between cultures is an important aspect to defining global goods, this article proposes a model to characterize and verify the impact of traits that are latent to global consumers’ susceptibility to global consumer culture (SGCC) in acquiring global brands. Design/methodology/approach: Extensive literature review and analysis of issues referring to global consumption characteristics. Theoretical framework: Reviewed literature, integrated within a seven dimension SCCG model: compliance with consumer trends; social responsibility, perception of quality, social prestige, brand credibility, perceived risk and information costs saved; that may influence buying intention. Findings: As a result, we propose an integrative theoretical model of the dimensions that make up susceptibility to global consumer culture that lead consumers to acquire globally present brands. The proposed model incolved seven constructs that influence SCCG. We also included buying intention, which is the result of susceptibility. Originality/value: The proposed model allows for better understanding of the reasons why consumers tend to buy and consume global brands. With this model, it is possible to study in depth the individual differences that refer to personal preferences for brands as global symbols and meanings. It also contributes to the work of international managers, helping them develop global branding and positioning strategies focused on the different global markets in which a global brand is marketed.
  • Seleção dos fatores de risco nas políticas de seguro de automóveis: uma maneira de aprimorar os lucros das companhias de seguro Artigo

    Segovia-Vargas, María-Jesús; Camacho-Miñano, María-del-Mar; Pascual-Ezama, David

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: o objetivo deste trabalho é testar a validade do uso de níveis “bonus-malus” (BM) para classificar satisfatoriamente os segurados. Método: A fim de alcançar o objetivo proposto e mostrar a evidência empírica, um método de inteligência artificial, a teoria de Rough Set, foi aplicado. Resultados: A evidência empírica mostra que os fatores de risco comuns empregados pela companhia de seguros são boas variáveis explicativas para classificar políticas dos segurados. Além disso, a variável do nível de BM aumenta ligeiramente o poder explicativo dos fatores de risco a priori. Implicações práticas: Para aumentar a capacidade de previsão do nível de BM, questionários psicológicos poderiam ser usados para medir as características ocultas dos segurados. Contribuições: A principal contribuição é que a metodologia utilizada para realizar a pesquisa, teoria de Rough Set, não foi ainda aplicada a esse problema.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: The objective of this paper is to test the validity of using ‘bonus-malus’ (BM) levels to classify policyholders satisfactorily. Design/methodology/approach: In order to achieve the proposed objective and to show empirical evidence, an artificial intelligence method, Rough Set theory, has been employed. Findings: The empirical evidence shows that common risk factors employed by insurance companies are good explanatory variables for classifying car policyholders’ policies. In addition, the BM level variable slightly increases the explanatory power of the a priori risks factors. Practical implications: To increase the prediction capacity of BM level, psychological questionnaires could be used to measure policyholders’ hidden characteristics. Contributions: The main contribution is that the methodology used to carry out research, the Rough Set Theory, has not been applied to this problem.
  • Estratégias de investimento na indústria brasileira de latas de alumínio: uma análise no contexto dos jogos de opções reais Artigo

    Costa, Leticia de Almeida; Azevedo, Felipe Philadelpho; Samanez, Carlos Patrício

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: Estudar o impacto da preempção, vantagem de primeiro lance com consequente existência de externalidades negativas para os competidores, em jogos de momento ótimo de investimento em um oligopólio assimétrico. Método: O modelo de jogos com opções desenvolvido no trabalho foi aplicado ao mercado brasileiro de latas de alumínio, por ser uma indústria caracterizada por elevadas barreiras de entrada e, as economias de escala favorecem os grandes produtores. Os principais dados foram obtidos da Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alta Reciclabilidade (ABRALATAS) e nos relatórios das empresas analisadas. Fundamentação teórica: O método de jogos de opções apresenta uma metodologia integrada que ajuda a superar as deficiências dos métodos tradicionais. Ele capta a dinâmica das interações estratégicas em um ambiente de incertezas, representando uma ferramenta estratégica capaz de guiar decisões gerenciais em um contexto competitivo. Resultados: Os resultados mostram que no caso estático a empresa de menor custo consegue absorver lucros maiores. Já no caso dinâmico, é possível obter lucros monopolísticos por um período de tempo maior. Quando a vantagem de custo é muito grande, a ameaça de preempção do rival poderá ser considerada irrelevante, e a empresa irá investir como um monopolista. Quando essa vantagem não é grande o suficiente, a firma precisa investir em um tempo de preempção anterior. Contribuições: Este é o primeiro trabalho que, aplicando jogos com opções reais, estuda o impacto da preempção do investimento em ambiente oligopolista assimétrico, na realidade da indústria de latas de alumínio no Brasil.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: The purpose of this article is to analyze the impact of preemption (first move advantage, with the consequent emergence of negative externalities to competitors) in situations that consider the optimal moment for investment, in the context of asymmetric oligopolies and using options games method. Design/methodology/approach: The developed model was applied to the Brazilian aluminum can industry, in which three firms made up an asymmetric oligopoly, allowing strategic interactions and their consequences on firms’ investment decisions to be analyzed. Findings: In situations of preemption, the results show the relevance of using a dynamic model, allowing us to observe the importance of obtaining a competitive advantage in cost, and showing that it is possible to obtain monopoly profits or take advantage of isolated expansion for a longer period. If this advantage is great, rivals’ threat of preemption can be considered irrelevant, and that the firm will invest in monopolistic time, ignoring the possibility of rivals’ entry. Practical implications: In a competitive environment, firms need to decide whether the best strategy is to invest earlier, acquiring a competitive advantage over their rivals, or to postpone their investments, to acquire more information and mitigate the eventual consequences of market uncertainties. This work shows how to do it. Originality/value: This is the first work that, by applying real options games, studies the impact of preemption of investment in oligopolistic asymmetric environment in the Brazilian industry of aluminum cans.
  • O impacto das restrições financeiras na prática do conservadorismo contábil Artigo

    Demonier, Gladyson Brommonschenkel; Almeida, José Elias Feres de; Bortolon, Patricia Maria

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: Este estudo investiga os efeitos das restrições financeiras na prática do conservadorismo em empresas brasileiras. Método: Uma amostra totalizando 1.086 observações de empresas brasileiras listadas na BM&FBovespa foi desenvolvida no período de 2000 a 2012. Na amostra, 106 observações foram classificadas em condição de restrições financeiras de acordo com os critérios relacionados a redução de distribuição de dividendos, alto volume de saldo de caixa e equivalentes de caixa e investimentos (redução de ativos imobilizados). Para investigar a relação entre restrições financeiras e o conservadorismo contábil foram utilizados os modelos de Basu (1997) e Ball e Shivakumar (2005). Fundamentação teórica: Para Whited (1992) e Kaplan e Zingales (1997) restrições financeiras ocorrem quando as empresas encontram dificuldades em obter recursos financeiros de fontes externas e o custo de captação de recursos aumenta. Kothari, Shu e Wysocki (2009) afirmam que o conservadorismo contábil contribui no monitoramento e na governança das empresas contribuindo para a redução do custo dos recursos tomados com terceiros. Resultados: Os resultados mostram que empresas com restrições financeiras adotam menos a prática do conservadorismo condicional em seus números contábeis. Em outras palavras, essas empresas evitam divulgar perdas na tentativa de acessar mais recursos externos, todavia aumentando a assimetria de informações. Contribuições: As evidências podem ser usadas por credores e reguladores para dar suporte a novas políticas de financiamento e monitoramento do risco das firmas por meio das demonstrações financeiras. Os resultados mostram que o conservadorismo condicional é afetado em empresas que estão em condição de restrições financeiras.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: This study investigates the effects of financial constraints on the conservatism practices of Brazilian firms. Design/methodology/approach: A sample totaling 1,086 observations of Brazilian publicly traded companies listed on BM&FBovespa was developed from 2000 to 2012. In the sample 106 observations were classified in condition of financially constrained according to the criteria related to lower dividends payout, large amount of cash and equivalents available and investment or capital expenditures (property, plant and equipment). We use Basu (1997) and Ball and Shivakumar (2005) models to investigate the relationship between financial constraints and accounting conservatism. Findings: The results show financially constrained firms adopt less conditional conservatism practices on their accounting figures. In other words, those firms avoid to disclose losses trying to access more external funds, however, increasing information asymmetry. Practical implications: The evidence of this study could be used by creditors and regulators to support new financing policies and risk monitoring through firms’ financial statements. Originality/value: We empirically show that conditional conservatism practices are affected by financial constraints. Also, we develop an alternative way to classify companies in terms of financial constraints from a combination of three proxies traditionally applied in the literature such as cash and cash-equivalent, capital expenditure (property, plant and equipment) and dividends payout.
  • Estilos gerenciais dos dirigentes de pequenas empresas: estudo baseado no ciclo de vida organizacional e nos conceitos de funções e papéis do administrador Artigo

    Oliveira, Jair de; Escrivão Filho, Edmundo; Nagano, Marcelo Seido; Ferraudo, Antonio Sergio

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: Identificar estilos gerenciais dos dirigentes de pequenas empresas em cada estágio do ciclo de vida organizacional, considerando o trabalho do administrador, abordagens do processo e dos papéis. Método: A pesquisa foi considerada de natureza aplicada, de abordagem quantitativa, do ponto de vista dos objetivos como descritiva e survey em seus procedimentos técnicos. Participaram do estudo setenta empresas pertencentes ao setor metalúrgico-mecânico do Estado de São Paulo, Brasil. Fundamentação teórica: As características da diversidade de comportamentos entre a grande e a pequena empresa podem ser evidenciadas pela teoria do Ciclo de Vida Organizacional, a qual pressupõe que os problemas e as soluções administrativas apresentadas pelas organizações são diferentes conforme o estágio de desenvolvimento em que elas se encontram. Resultados: Verificou-se que os dirigentes das pequenas empresas mudam a valorização das funções e dos papéis do administrador, conforme o estágio de desenvolvimento da empresa. Foram identificados três estilos gerenciais como mais preponderante dos dirigentes da pequena empresa, considerando o ciclo de vida organizacional. Contribuições: Apresentam-se evidências de que há uma relação entre as funções e os papéis do administrador (teorizadas na grande empresa) e o trabalho realizado pelos dirigentes das pequenas empresas. Além disso, apresenta-se a viabilidade de se pesquisar as funções e os papéis do administrador conjuntamente, em vez de se estudá-la isoladamente, como a maioria das pesquisas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: To identify the managerial styles of small business managers at every stage of the organizational life cycle, considering managers’ work, approaches to process and roles. Methodology: This research was considered of applied nature, of quantitative approach, as descriptive from the point of view of the objectives, and as a survey because of its technical procedures. Seventy companies belonging to the metallurgical-mechanical industry in São Paulo, Brazil, took part in the study. Theoretical framework: It was found that the owner of small businesses change the valuation of the functions and of the roles of the administrator, according the company’s development stage. Three management styles have been identified as the most prominent of small business owner, considering the organizational life cycle. Findings: It was found that the owner of small businesses change the valuation of the functions and of the roles of the administrator, according the company’s development stage. Three management styles have been identified as the most prominent of small business owner, considering the organizational life cycle. Contributions: This research presents evidence that there is a relationship between the functions and roles of managers (theorized for large companies) and the work carried out by small business leaders, as well as the feasibility of researching the functions and roles of managers alongside each other, rather than individually, as most other studies do.
  • Estilos de aprendizagem e desempenho acadêmico na Educação a Distância: uma investigação em cursos de especialização Artigo

    Silva, Denise Mendes da; Leal, Edvalda Araujo; Pereira, Janser Moura; Oliveira Neto, José Dutra de

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: Identificar se os estilos de aprendizagem impactam o desempenho acadêmico nas atividades de avaliação online e presencial na modalidade de Educação a Distância. Método: Os estilos de aprendizagem foram mapeados com a utilização do Índice dos Estilos de Aprendizagem (ILS) de Felder e Soloman (1991). Para a análise dos dados foi adotada a metodologia de modelos lineares generalizados e para avaliar o efeito dos fatores utilizou-se o teste de Wald. Fundamentação teórica: A pesquisa fundamenta-se na teoria cognitiva. O Modelo de Felder e Silverman (1988) embasa o ILS de Felder e Soloman (1991), que classifica os estilos de aprendizagem em quatro dimensões: Ativo/Reflexivo; Sensorial/Intuitivo; Visual/Verbal; Sequencial/Global. Resultados: (i) o perfil preponderante da amostra é composto pelos estilos: ativo, sensorial, verbal e sequencial; (ii) os estilos de aprendizagem impactaram o desempenho acadêmico apenas na dimensão Ativo/Reflexivo; (iii) foram encontradas diferenças significativas entre a média das atividades de avaliação online e presencial apenas na dimensão Sensorial/Intuitivo; (iv) as médias das notas das atividades de avaliação online são maiores em todas as dimensões de estilos. Contribuições: Contribuição para: (i) os professores, na escolha e modelagem das estratégias de ensino, ou seja, adotar técnicas de ensino adequadas às características dos estudantes; (ii) os estudantes conhecerem o seu estilo de aprendizagem, para entender e desenvolver novas estratégias de aprendizagem; (iii) os gestores educacionais, que poderão empregar o conhecimento sobre os estilos de aprendizagem para estruturar o AVA com melhor aproveitamento de recursos e favorecendo o aprendizado dos alunos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: The objective of the study is to identify whether learning styles impact academic performance and online and face-to-face assessment activities in Distance Education. Design/methodology/approach: Learning styles were mapped using the Index of Learning Styles (ILS) of Felder and Soloman (1991). For data analysis, generalized linear models methodology was adopted; the Wald test was used to evaluate the effect of the factors. Theoretical foundation: This research is based on cognitive theory. The model of Felder and Silverman (1988) underlies the ILS of Felder and Soloman (1991), which classifies learning styles into four dimensions: Active / Reflective; Sensory / Intuitive; Visual / Verbal; Sequential / Global. Findings: (i) The predominant profile of the sample consists of the following styles: active, sensory, verbal and sequential; (ii) learning styles impacted academic performance only in the Active / Reflective dimension; (iii) significant differences were found between the mean of online and face-to-face assessment activities only in the Sensory / Intuitive dimension; (iv) the means of online assessment activities are larger in every styles dimensions. Practical implications: Contributions for: (i) professors, as to how to choose and shape teaching strategies, i.e, to adopt teaching techniques that are appropriate to students’ characteristics; (ii) for students, knowing their learning style is important to understand and develop new learning strategies; (iii) educational managers, who can use knowledge about learning styles to structure the LMS with better use of resources and promoting student learning.
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