Acessibilidade / Reportar erro

Cultura Nacional e Responsabilidade Social Corporativa

Resumo

Objetivo:

Analisar se as dimensões culturais de país influenciam o desempenho em Responsabilidade Social Corporativa (RSC) das empresas.

Referencial teórico:

O estudo utiliza as dimensões culturais de Hofstede e a Teoria dos Stakeholders como base teórica.

Metodologia:

O estudo utilizou o método de regressão linear múltipla para analisar os dados de uma amostra com 4.598 empresas de 41 países. A coleta dos dados foi realizada nos sites CSRHub, Geert Hofstede, Transparência Internacional e Thomson Reuters.

Resultados:

Os achados indicam que as diferenças nas dimensões culturais dos países influenciam as atividades empresariais de RSC. Mais especificamente, empresas localizadas em países com cultura de i) maior distância do poder; ii) maior individualismo; iii) maior feminilidade; iv) menor aversão à incerteza; e v) maior orientação a longo prazo apresentam maiores desempenhos em RSC.

Implicações práticas e sociais da pesquisa:

O conhecimento prévio da expectativa de engajamento em RSC de acordo com a cultura do país pode auxiliar na formulação de estratégias de empresas que almejam expandir seus negócios para países distintos daquele de sua origem, possibilitando atender às diversas partes interessadas e melhorar a competição em relação a suas concorrentes domésticas.

Contribuições:

A cultura do país pode determinar se os stakeholders estão interessados em práticas de RSC.

Palavras-chave:
Dimensões culturais; Hofstede; desempenho em RSC

Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, Av. da Liberdade, 532, 01.502-001 , São Paulo, SP, Brasil , (+55 11) 3272-2340 , (+55 11) 3272-2302, (+55 11) 3272-2302 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbgn@fecap.br