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Boicote Social

Resumo

Objetivo:

Apresentar o conceito de Boicote Social como uma ampliação do conceito de Labor Boycott, incorporando, assim, situações ou contextos relacionados à Responsabilidade Social Corporativa (RSC).

Metodologia:

Um experimento com 240 indivíduos foi conduzido para verificar se características relacionadas à RSC impactam no boicote. Para isso, dois vídeos foram construídos simulando a atuação da empresa fictícia Alfa. Posteriormente, os vídeos foram apresentados ao grupo de controle (com RSC) e ao grupo manipulado (sem RSC). As variáveis dependentes foram Eficácia do Boicote (EB) e Intenção de Boicotar (IB), sendo Contexto Gerencial de RSC da Empresa (CGRSCE) a variável independente. Os dados paramétricos permitiram o uso da Anova.

Resultados:

Confirma-se o impacto de CGRSCE em EB (H1) e em IB (H2). Assim, o consumidor considera em seu processo de decisão de compra (boicote) características relacionadas à RSC, como corrupção, clima organizacional do trabalhador da empresa e os impactos da atuação da empresa no meio ambiente e na sociedade. Dessa maneira, o conceito de Boicote Social é mais amplo e atual que Labor Boycott.

Contribuições:

A investigação apresenta a definição de Boicote Social, a sua inserção como um tipo de boicote não discutido na literatura e o seu alinhamento à dimensão ideológica (assim como os boicotes religiosos, ecológicos e de minorias), além de outras contribuições tangenciais a partir da revisão de literatura.

Palavras-chave:
Boicote Social; Tipos de Boicote; Boicote do Consumidor

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