Acessibilidade / Reportar erro

Expectativas em relação ao varejo: um estudo com as consumidoras de confecções e calçados na base da pirâmide social

Resumo

Objetivo:

Compreender as diferentes percepções do composto do varejo por consumidores da base da pirâmide, a fim de entender nichos específicos de mercado que são contemplados no segmento da baixa renda.

Metodologia:

Survey com 560 casos. Análise de cluster e análise discriminante.

Resultados:

Observou-se a formação de quatro agrupamentos de clientes, os quais apresentaram diferenças significativas nas características consideradas para a escolha de um varejista.

Contribuições:

Os agrupamentos gerados neste estudo representam um esforço discriminante para evidenciar as diferenças que existem entre consumidores até então considerados sobre a mesma égide de análise, a alcunha de base da pirâmide. Gerencialmente, gestores do varejo podem avaliar seu composto do varejo, para então direcionar de forma mais segmentada suas estratégias e operações.

Palavras-chave:
Composto do varejo; varejo; comportamento de consumo; baixa renda

Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, Av. da Liberdade, 532, 01.502-001 , São Paulo, SP, Brasil , (+55 11) 3272-2340 , (+55 11) 3272-2302, (+55 11) 3272-2302 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbgn@fecap.br