Acessibilidade / Reportar erro

A comunicação entre a família e a Instituição de Longa Permanência para Idosos* * Artigo baseado numa categoria de análise da tese de doutorado “A instituição de longa permanência para idosos e sua relação com o sistema societal: uma análise na perspectiva da Teoria de Sistemas de Niklas Luhmann”, de autoria de Marion Creutzberg, defendida em 2005 no Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica.da PUC/RS.

Communication between the Family and the Nursing Home.

Resumo

O objetivo deste artigo foi analisar os acoplamentos estruturais e as comunicações entre a instituição de longa permanência para idosos (ILPI) e a família. Trata-se de estudo qualitativo de cunho exploratório-descritivo baseado no método funcional de Niklas Luhmann. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista com dirigentes e idosos e de observação das comunicações nas ILPIs estudadas. Observou-se que a família, ao acoplar-se à ILPI, busca uma parceira no cuidado do idoso, e a instituição, por sua vez, espera da família a contrapartida no cuidado. A ILPI tenta assumir o papel de manutenção dos laços afetivos. Há dificuldade, contudo, de se considerar a família como cliente. Por falta de estratégias de inclusão, acaba-se por excluir a família do cotidiano das ações da instituição. Conclui-se aqui a necessidade de as ILPIs favorecerem vínculos mais significativos das famílias e de se estabelecerem sistemas interacionais mais efetivos.

Instituição de Longa Permanência para idosos; idoso; familia; afeto; institucionalização; teoria de sistemas

Universidade do Estado do Rio Janeiro Rua São Francisco Xavier, 524 - Bloco F, 20559-900 Rio de Janeiro - RJ Brasil, Tel.: (55 21) 2334-0168 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistabgg@gmail.com