Acessibilidade / Reportar erro

Acupuntura no alívio da dor osteomuscular e a melhora na funcionalidade na pessoa idosa: estudo quase experimental

Resumo

Objetivo

Avaliar os efeitos da acupuntura no alívio da dor osteomuscular em pessoas idosas e a possibilidade de melhora da funcionalidade para as atividades básicas de vida diária.

Método

Estudo quase experimental, com avaliação antes e depois da intervenção utilizando a Escala Visual Analógica e o Índice de Katz. Amostra por conveniência, constituída de 31 pessoas idosas. O período de intervenção comportou quatro sessões de atendimentos semanais. A intervenção com acupuntura abordou um protocolo de tratamento sistêmico por intermédio de cinco pares de pontos: IG4 (Hegu), F3 (Taichong), E36 (Zusanli), PC6 (Neiguan) e BP6 (Sanyinjiao).

Resultados

100% (31) informando sentir dor, sendo 64,52% (20) em intensidade moderada (3–7); 25,81% (8) dor intensa (8–10); e 9,68% (3) dor leve (0–2). O protocolo de tratamento mostrou-se positivo em 4 sessões, com redução da dor ao grau leve, e média geral reduzida abaixo de 2 no score. A análise dos resultados da Escala Visual Analógica e os do índice de Katz, mostrou possibilidades do uso da acupuntura no alívio da dor osteomuscular e na melhora da funcionalidade da pessoa idosa.

Conclusão

O uso da técnica de acupuntura sistêmica apontou resultados satisfatórios no alívio da dor osteomuscular e na melhoria da funcionalidade para as atividades básicas de vida diária da pessoa idosa.

Palavras-Chave:
Terapia por acupuntura; Acupuntura; Dor; Qualidade de vida; Idoso

Universidade do Estado do Rio Janeiro Rua São Francisco Xavier, 524 - Bloco F, 20559-900 Rio de Janeiro - RJ Brasil, Tel.: (55 21) 2334-0168 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistabgg@gmail.com