Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação da incapacidade funcional e fatores associados em idosos

Resumo

Objetivo:

Estimar a prevalência e os fatores sociodemográficos e de saúde autorrelatados associados à incapacidade funcional para as atividades básicas e instrumentais da vida diária entre idosos.

Método:

Estudo transversal, com amostragem representativa de idosos atendidos por um centro de referência no norte de Minas Gerais. A coleta de dados ocorreu em 2015. Analisaram-se variáveis demográficas e socioeconômicas, morbidades, internação hospitalar no último ano, fragilidade (Edmonton Frail Scale), a Escala de Depressão Geriátrica (Geriatric Depression Scale - GDS-15) e a incapacidade funcional (Índice de Katz, Escala de Lawton e Brody). Foi realizada análise múltipla por meio da regressão de Poisson com variância robusta.

Resultados:

Participaram do estudo 360 idosos com idade igual ou superior a 65 anos. A prevalência de incapacidade funcional para as Atividades Básicas da Vida Diária foi de 21,4% e para as atividades instrumentais foi de 78,3%. A incapacidade funcional para as atividades básicas foi maior entre idosos do sexo masculino (p=0,03) que sofreram AVC (p=0,00) e eram frágeis (p=0,00), e para as atividades instrumentais foi maior entre os mais longevos (p=0,04); que não sabiam ler (p=0,00), com menos de cinco anos de estudo (p=0,02); que apresentaram sintomas depressivos (p=0,00) e eram frágeis (p=0,00); e menor entre os idosos que residem sozinhos.

Conclusão:

Identificou-se alta prevalência de incapacidade funcional para as atividades instrumentais de vida diária entre os idosos, o que evidencia a necessidade de uma abordagem efetiva e imediata pelos profissionais de saúde, que devem direcionar cuidados preventivos a fim de atenuar essa realidade.

Palavras-chave:
Saúde do Idoso; Atividades Cotidianas; Funcionalidade

Universidade do Estado do Rio Janeiro Rua São Francisco Xavier, 524 - Bloco F, 20559-900 Rio de Janeiro - RJ Brasil, Tel.: (55 21) 2334-0168 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistabgg@gmail.com