Acessibilidade / Reportar erro

Cefaleia em idosos brasileiros no contexto de infodemia de covid-19

Resumo

Objetivo

Analisar a prevalência e os fatores associados à cefaleia em idosos brasileiros no contexto de Infodemia de covid-19.

Método

Trata-se de um estudo transversal realizado com 3.307 idosos brasileiros com a utilização de um questionário virtual, autopreenchido por meio de celular, tablet ou computador com acesso à internet. A coleta de dados ocorreu entre junho de 2020 a janeiro de 2021. O modelo de análise foi composto por variáveis distribuídas em quatro blocos: variáveis exógenas, determinantes primários, comportamentos de saúde e condições de saúde. Regressão de Poisson com variância robusta foi utilizada para estimar as associações.

Resultados

A prevalência de cefaleia foi de 31,7%. O desfecho esteve associado ao uso de psicofármacos, preocupação com informações sobre a covid-19, sintomas de depressão e ansiedade, e percepção de estresse.

Conclusão

Considera-se que ansiedade, depressão e estresse estão associados a dor de cabeça em idosos que são expostos ao excesso de informação e informações falsas sobre a covid-19.

Palavras-Chave:
covid-19; Cefaleia; Idosos

Universidade do Estado do Rio Janeiro Rua São Francisco Xavier, 524 - Bloco F, 20559-900 Rio de Janeiro - RJ Brasil, Tel.: (55 21) 2334-0168 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistabgg@gmail.com