Acessibilidade / Reportar erro

Existe associação entre massa e força muscular esquelética em idosos hospitalizados?

Resumo

Introdução:

Massa e força muscular esquelética são variáveis que contribuem para o diagnóstico de sarcopenia.

Objetivo:

Avaliar a associação entre força e massa muscular esquelética em idosos hospitalizados.

Método:

Estudo transversal, realizado em hospital privado na cidade de Salvador-BA. Foram incluídos idosos ≥60 anos, entre o 1o e o 5o dia de internação hospitalar e que estivessem sem sedação e/ou drogas vasoativas. A massa muscular foi obtida por meio de equação antropométrica e a variável força por meio da força de preensão palmar. Fraqueza muscular foi identificada se <20 kgf para mulheres e <30 kgf para homens e a massa muscular reduzida quando o índice de massa muscular foi ≤8,9 kg/m2 para homens e ≤6,37 kg/m2 para mulheres. A correlação de Pearson foi utilizada para avaliar a relação entre massa e força e a acurácia para avaliar a capacidade da massa predizer força.

Resultados:

Entre os 110 idosos avaliados, houve moderada correlação entre massa e força (R=0,691; p=0,001). Entretanto, a acurácia foi fraca da massa para predizer força muscular (acurácia=0,30; IC 95% = 0,19-0,41; p=0,001). Os idosos com fraqueza eram mais velhos que os sem fraqueza, sem diferença nas outras variáveis.

Conclusão:

Existe uma relação linear entre massa e força muscular esquelética, porém a massa não prediz força, o que sugere que as duas medidas continuem sendo realizadas de forma independente.

Palavras-chave:
Força Muscular; Músculo Esquelético; Idosos e Hospital

Universidade do Estado do Rio Janeiro Rua São Francisco Xavier, 524 - Bloco F, 20559-900 Rio de Janeiro - RJ Brasil, Tel.: (55 21) 2334-0168 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistabgg@gmail.com