Acessibilidade / Reportar erro

Incapacidade cognitiva e fatores associados em idosos institucionalizados em Natal, RN, Brasil

Resumo

Objetivo:

Identificar a prevalência de incapacidade cognitiva e seus fatores associados em idosos institucionalizados.

Métodos:

Estudo transversal, realizado entre Outubro a Dezembro de 2013, nas Instituições de Longa Permanência para Idosos de Natal, Rio Grande do Norte, Brasil, com 326 idosos de ambos os sexos. A avaliação do declínio cognitivo foi classificada por meio do teste de Pfeiffer. Foram aferidas informações sobre condições sociodemográficas e estado de saúde. O estado nutricional foi avaliado mediante a aplicação da Mini Avaliação Nutricional e capacidade funcional por meio do Índice de Katz. Para identificação dos fatores associados com a presença de incapacidade cognitiva moderada ou severa foi realizada a análise múltipla de regressão logística das variáveis com valor de p>0,20, utilizando-se o método Stepwise Forward.

Resultados:

Observou-se que 83,6% (IC 95%: 78,9-87,3%) dos idosos possuíam incapacidade cognitiva. O modelo final, ajustado pelo tipo de ILPI, mostrou que ter 83 anos ou mais foi considerado fator de risco para a incapacidade cognitiva moderada ou severa. Todavia, ter Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e ter sido institucionalizado por opção própria foram considerados fator de proteção para a incapacidade cognitiva moderada ou severa.

Conclusão:

As variáveis idade, ter HAS e ter sido institucionalizado por opção estão associadas diretamente, seja como fator de risco ou proteção, à presença de incapacidade cognitiva severa ou moderada da população idosa. O diagnóstico precoce desses fatores acarreta em maior zelo para que sejam traçadas metas de prevenção e atenção à saúde, melhorando, consequentemente, a qualidade de vida dessas pessoas.

Palavras-chaves:
Saúde do idoso institucionalizado; Instituição de longa permanência para idosos; Idosos fragilizados; Envelhecimento cognitivo; Estudos transversais.

Universidade do Estado do Rio Janeiro Rua São Francisco Xavier, 524 - Bloco F, 20559-900 Rio de Janeiro - RJ Brasil, Tel.: (55 21) 2334-0168 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistabgg@gmail.com